Mensalidades de escolas privadas do RS podem ter reajuste médio de 8,4% em 2025

Mensalidades de escolas privadas do RS podem ter reajuste médio de 8,4% em 2025

Índice foi projetado em pesquisa feita pelo Sinepe

Correio do Povo

Índice foi projetado em pesquisa feita pelo Sinepe

publicidade

As escolas privadas do Rio Grande do Sul podem ter um reajuste médio de 8,4% nos valores de suas mensalidades para 2025. De acordo com o levantamento anual feito pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), a oscilação apresentada acompanha a projeção no aumento dos custos das instituições, que está projetado em 8,5%.

A pesquisa, realizada em outubro, contou com a participação de 106 escolas associadas, de todas as regiões do Estado. Destas, 67,9% esperam manter ou aumentar, embora em percentual pequeno, o número de matrículas.

A média de matrículas por instituição foi de aproximadamente 890 em 2024, e a estimativa é que se aproxime de 916 em 2025.

“Ao elaborarem o valor da mensalidade, as escolas trabalham com a planilha de custos e observam o contexto no qual estão inseridas. É preciso considerar que vivemos um ano de desafios, como a enchente do mês de maio, que afetou muitas escolas”, aponta Oswaldo Dalpiaz, presidente do Sinepe, lembrando que o reajuste varia de acordo com a realidade de cada instituição.

💸Custos que mais impactam no orçamento das escolas, conforme o levantamento:

  • pessoal;
  • infraestrutura física e lógica;
  • contratação de monitores para atendimento da educação inclusiva;
  • investimento em tecnologia;
  • contas públicas, como água e luz.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895