Negado pela segunda vez pedido da UFSM para manter vestibular

Negado pela segunda vez pedido da UFSM para manter vestibular

Cepe se reunerá para avaliar alternativas viáveis para avaliar candidatos em tempo hábil

Rádio Guaíba

publicidade

O desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou nesta quinta-feira mais um recurso movido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e manteve a liminar da Justiça Federal que estabelece a realização de um vestibular tradicional, ainda no próximo verão. Na sexta-feira passada, o presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose, já havia negado uma suspensão de liminar, também interposta pela universidade.

A Reitoria já adiantou que deve recorrer, até a última instância possível, para que fique mantida a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que prevê ingresso único via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir do próximo processo seletivo. A UFSM sustenta que a interferência judicial fere a autonomia universitária. Leal Júnior fala, na decisão, que ainda que tenham legitimidades para tomar decisões, os órgãos de uma universidade não podem ficar imunes do controle jurisdicional.

O impasse começou porque o Cepe anunciou o cancelamento das provas tradicionais em 22 de maio, um dia antes do encerramento das inscrições para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), necessário para participar do SiSU. A determinação em manter o vestibular foi tomada pelo juiz Loraci Flores de Lima, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, após ação movida por parte de entidades empresariais e também pela União dos Estudantes Secundaristas (USE).

O grupo é contrário à suspensão do processo seletivo alegando que os candidatos a uma vaga que vivem no entorno de Santa Maria saem perdendo, por passarem a enfrentar mais concorrência de fora, já que o SiSU é aberto para todo o Brasil. Além da extinção do vestibular, o Cepe aprovou reserva de 50% do total de vagas na instituição para estudantes cotistas.

Universidade já admite organizar vestibular tradicional

O chefe de gabinete da Reitoria, Marionaldo Ferreira, admite, apesar da garantia de recurso, que o foco da instituição passa a ser outro a partir de agora. Ferreira explica que, como a questão segue em aberto, é necessário que a instituição se prepare para a realização do processo de seleção tradicional, através de provas aplicadas em diferentes dias tanto em Santa Maria como nas demais cidades-sede da UFSM. Até o fim da semana que vem, o Cepe se reúne para avaliar quais as alternativas viáveis para avaliar os candidatos a uma das vagas para 2015 em tempo hábil.

As provas do Enem, que servem de avaliação para o Sisu, serão realizadas em 8 e 9 de novembro.

Bookmark and Share



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895