Negociação entre governo e estudantes emperra com ocupação de prédio

Negociação entre governo e estudantes emperra com ocupação de prédio

Grupo de alunos invadiu prédio da Secretaria da Fazenda do RS

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Negociação entre governo e estudantes emperra com ocupação de prédio

publicidade

* Com informações da repórter Bibiana Borba

A tentativa de conciliação entre o governo do Estado e os estudantes que ocupam escolas no Rio Grande do Sul emperrou na manhã desta quarta-feira com a ocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz)por um grupo de alunos. O secretário da Educação, Luis Alcoba de Freitas, havia condicionado as tratativas à desocupação, mas a Brigada Militar não esperou o final da reunião no Centro Judiciário de Mediação de Conflitos, no Fórum Central, e desocupou o local à força.

Cerca de 50 estudantes chegaram ao local por volta das 7h e rapidamente ingressaram no prédio da Sefaz, impedindo os funcionários de entrar no edifício. O grupo pertence ao Comitê das Escolas Independentes (Cei), dissidentes das lideranças que entraram em acordo com o governo do Estado nessa terça-feira para deixar a Assembleia Legislativa.

Nessa terça-feira, o governo fez a proposta de adiar a inclusão na pauta do projeto de lei 44/2016 (PL44), que propõem a entrada da iniciativa privado nas escolas estaduais. Um dos grupos de estudantes, que representa 100 escolas ocupadas, aceitou e pretende deixar os locais até a segunda-feira. O outro coletivo exige que o PL44 seja extinto.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895