Pelo terceiro dia consecutivo, dezenas de professores se concentraram em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no centro de Porto Alegre, contra a revogação do decreto que definia a disposição da carga horária na rede. Em busca de encontro com o secretário Adriano de Brito, os professores mantiveram o piquete na entrada, pela rua dos Andradas, que seguia com a presença de guardas municipais.
Em função do início do feriado de Carnaval, os professores apostaram em adaptações de marchinhas conhecidas do carnaval para criticar a atitude da atual administração da Smed. Os atos têm sido organizados em conjunto por integrantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa).
O impasse teve início na terça-feira, quando o secretário, em reunião com diretores das escolas, apresentou as novas diretrizes e a revogação de decreto de 2004 que definia a distribuição da carga horária. A posição do secretário é que com as mudanças propostas haveria um maior tempo entre professores e alunos.
A medida foi repudiada por parte dos professores. Na semana que vem, no dia 3 de março, está prevista a realização de uma assembleia entre os professores para debater o assunto. A questão é delicada, uma vez que o início do calendário do ano letivo está previsto para dia 6 de março.
Pelo terceiro dia, professores municipais fazem vigília em frente à Smed
Categoria busca falar com o secretário em razão da revogação do decreto que definia a carga horária