Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, da Ufrgs, ganha nova sede
Espaço cultural passa a ocupar o antigo salão de festas do prédio da Reitoria
publicidade
A nova sede da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, da Universidade Federal do RS (Ufrgs), foi inaugurada hoje. Com instalações reformadas, adaptadas e amplas para abrigar um acervo cultural com aproximadamente 3 mil obras, o local passa a funcionar no prédio da Reitoria, no antigo Salão de Festas, no Campus Centro.
Com possibilidade de melhor uso da reserva técnica da Universidade, o acervo, que estava em espaço pequeno e de difícil acesso no prédio do Instituto de Artes da Ufrgs, no Centro de Porto Alegre, agora poderá ter aproveitamento ampliado, propondo atividades acadêmicas, escolares e voltadas à comunidade.
A pinacoteca revigorada e ativa é uma das ações de gestão do reitor Carlos André Bulhões Mendes, que encerra sua administração acadêmica no próximo dia 20/9. Ao apresentar o Relatório de Gestão 2020/2024 à Imprensa na tarde de hoje, o reitor expôs dados de avanços acadêmicos, como investimentos em ensino, pesquisa e extensão; rankings nacionais e internacionais da Ufrgs; e assistência estudantil. E apesar de dificuldades e enfrentamentos, faz um balanço positivo de conquistas na atuação em benefício da Ufrgs.