Plataforma desenvolvida na Unisc auxilia Defesa Civil

Plataforma desenvolvida na Unisc auxilia Defesa Civil

Ferramenta facilita o gerenciamento das aeronaves utilizadas para resgates e abastecimento de localidades

Correio do Povo

Ferramenta presta vários apoios na gestão de ocorrências

publicidade

Em fase de testes e com funcionalidades sendo adaptadas conforme as demandas da Defesa Civil, a plataforma Samurai já está prestando auxílio a vítimas das chuvas no estado. O trabalho é desenvolvido pela startup 4Care Technology, incubada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e integra as ações do Gabinete de Crise do Estado, instalado na Universidade. A ferramenta auxilia na gestão das ocorrências que necessitam de transporte aéreo e dos relatórios necessários.

O professor Gilson Helfer, da Unisc e da 4Care, revela que a Samurai foi, inicialmente, desenvolvida para conectar a emergência móvel nos hospitais. “Aqui houve uma demanda de usarmos na troca de informações com as aeronaves. Adaptamos e hoje funciona com os helicópteros e também com os aviões agrícolas que estão sendo utilizados. Então, toda essa troca de informação, remoção de pessoas, envio de cargas e de medicamentos, enfim, tudo está sendo registrado e podemos assistir, em tempo real, o local em que a aeronave está voando". Ele acrescenta que a plataforma tem geolocalização e está sendo adaptada para vias terrestres. “Criamos a demanda de uma ordem de envio. O piloto leva o celular com ele e deixa ligado. Vai transmitindo para a base, que está a Unisc, e repassando as informações. E pode também marcar se tem um ponto de emergência para outra aeronave fazer um resgate, por exemplo”, explica.

A professora Mari Ângela Gaedke, da Unis e da 4Care, enfatiza que o trabalho recebe subsídio por meio do Programa Centelha 2 RS, com financiamento de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “A ideia nasceu de um grupo de pesquisa na Universidade. E, hoje, todos os sócios da 4Care são professores vinculados à Universidade ou foram bolsistas. Essa plataforma é uma forma de estarmos devolvendo à sociedade todo o investimento em ciência e tecnologia. É a tecnologia sendo desenvolvida nos ambientes de inovação da Universidade”, argumenta.

RS em Ação

Além da plataforma Samurai, está em fase de testes a ferramenta "RS em Ação", para uso interno da Defesa Civil, com dados para apoiar mobilizações voltadas a vítimas das enchentes. “Temos uma planilha com o controle de números de abrigos, quantas pessoas desabrigadas, quantas desalojadas e se o município tem alguma demanda. Anteriormente, fazíamos isso ligando, diariamente, para os municípios. Mas, às vezes, não se conseguia contato. Agora, pelo aplicativo, a Defesa Civil de cada município fica responsável por alimentar esses dados. "Coloca tudo o que precisa e o pedido vai chegar no Centro de Distribuição na Unisc, que organiza a demanda e encaminha a doação”, esclarece Priscila Mariani, coordenadora do Curso de Agronomia e especialista do Centro Socioambiental da Unisc.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895