Primeira prova em versão digital do Enem registra fraco movimento em Porto Alegre
Candidatos chegaram cedo para as provas de linguagens, ciências humanas e redação, no novo formato, pelo computador
publicidade
O primeiro dia da prova em versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, teve fraco movimento, neste domingo, nos locais destinados para a realização do exame, em Porto Alegre. Assim como no Enem impresso, os candidatos se prepararam para provas de linguagens, ciências humanas e redação. A diferença, no entanto, é que as provas foram programadas para serem realizadas pelo computador, modelo piloto que o Ministério da Educação está testando.
Com a abertura dos portões marcada para as 11h30 e o fechamento às 13 horas, muitos participantes chegaram antes nos locais de prova para não perder o exame com início previsto para as 13h30 e término às 18h30. Foi o caso do estudante do 3º ano do Ensino Médio, Silvio César de Alcântara, 18 anos, que chegou uma hora antes da abertura dos portões, na PUCRS. “Vim cedo para revisar os conteúdos que estudei. Espero conseguir uma boa nota nestas disciplinas, neste novo formato do Enem com prova digital”, afirmou.
Sentado embaixo de uma árvore, na PUCRS, o técnico em informática Juarez de Lima Trindade, 20 anos, estava confiante, mas ansioso para fazer o exame. “Estou aqui a uma hora aguardando para entrar. Estou muito preparado para as provas”, revelou.
Já a estudante Tamires Fernandes, 30 anos, saiu às 9h de Novo Hamburgo, onde reside, para fazer o Enem na PUCRS. Acompanhada da esposa Giulianna Scarpati Faustini, 33, e da irmã Franciele Angel, 24, ela mostrou-se otimista para o primeiro dia de exame. "Vim de muito longe e cheguei bem cedo aqui para garantir a realização da prova. Estou um pouco nervosa, mas muito preparada, afirmou a estudante, que se inscreveu no Enem Digital por ser uma nova experiência.
"Acho que será uma.maneira mais fácil de fazer o exame. Além disso, minha família veio comigo par ame dar força", destacou Tamires, que pretende cursar Medicina.
Tamires, ao centro, foi acompanhada da família | Foto: Alina Souza
Todos os candidatos presentes nos locais de prova, faziam o uso de máscara, sendo que a grande maioria manteve também o distanciamento social, exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devido à pandemia.
Com o fraco movimento, o soar da sirene às 13h, avisando o fechamento dos portões, não registrou nemhuma correria de candidatos. A versão digital do Enem é realizada pelo computador que têm acesso às provas. Os candidatos não têm o acesso, por exemplo, à Internet, e as questões são objetivas e todas marcadas na tela.
Dessa foram, os participantes não precisam preencher o cartão-resposta. A redação, no entanto, é escrita à mão. O segundo dia da prova em versão digital está marcado para o dia 7 de fevereiro, com conteúdos sobre matemática e ciências da natureza.
Prova na PUCRS não teve registro de atrasos | Foto: Alina Souza