Primeiro dia de retorno ao ensino infantil tem reabertura de 30 escolas em Caxias do Sul

Primeiro dia de retorno ao ensino infantil tem reabertura de 30 escolas em Caxias do Sul

Secretária municipal de Educação, Flávia Vergani, disse que volta às aulas presenciais foi tímida nesta terça-feira

Por
Correio do Povo e Celso Sgorla

Secretária de Educação garantiu que escolas cumpriram efetivamente os protocolos de segurança


publicidade

Das mais de 50 escolas infantis autorizadas a voltarem às aulas presenciais em Caxias do Sul, 30 reabriram para receber os estudantes nesta terça-feira. A secretária municipal de Educação, Flávia Vergani, classificou o primeiro dia de retorno como "tímido", mas garantiu que os pais se sentiram seguros com a retomada. 

"A volta foi tranquila. Todas as escolas estão colocando em prática efetivamente o que foi protocolado e orientado", afirmou em entrevista à Rádio Guaíba, na tarde de hoje. Os primeiros impactos e resultados sobre a volta das crianças às escolas serão analisados na próxima segunda-feira. "Essa e a próxima semana são decisivas para fazermos uma avaliação. É cedo para dizer se vamos servir de exemplo ou não", destacou. No entanto, Flávia Vergani afirmou que, se a pasta identificar qualquer impacto na saúde, as aulas presenciais serão canceladas.

Neste primeiro dia de retorno, a presidente do Sindicato das Instituições de Educação Infantil Particulares de Caxias do Sul (Sinpré), Christiane Welter Pereira, avaliou que houve insegurança por parte dos pais para levar as crianças à escola, o que se  refletiu numa baixa adesão de estudantes em sala de aula. Ela estima que cerca de 800 alunos compareceram para ter aula presencial nesta terça-feira. Ela lembrou que antes da pandemia as escolas privadas atendiam em torno de 9 mil estudantes.  

A volta às aulas presenciais no ensino infantil ocorreu devido a Caxias do Sul se enquadrar em bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Além da cidade, também houve nesta terça-feira a retomada nas atividades nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e São Marcos.