Primeiro dia do Enem 2024 tem movimento intenso e candidatos atrasados em Porto Alegre
Tema da redação neste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
publicidade
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve muito movimento de veículos e candidatos em frente aos locais de prova, em Porto Alegre, e atrasados, que não conseguiram ingressar a tempo. Também houve espaço para os últimos apoios, abraços e desejos de boa sorte, antes do início do maior vestibular do país. Os portões fecharam às 13h e a prova com a redação, mais 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, iniciou meia hora mais tarde.
O tema da redação neste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Na Capital, o cartão TRI foi liberado para os estudantes, com isenções conforme a categoria de cada usuário, de 25%, 50%, 75% ou 100%, assim como os alunos com o cartão Vou à Escola. Na PUCRS, no bairro Partenon, um dos maiores locais de prova de Porto Alegre, houve tumulto no trânsito em frente ao portão principal, na avenida Ipiranga. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) auxiliaram no controle do tráfego.
Dentro dos portões, antes do início da prova, Marcelo Cohen, professor da Escola Politécnica da PUCRS, estava junto da filha, Júlia Cohen, 18 anos, que faria a prova para Teatro. “É algo do interesse dela, e ela está fazendo o teste mais para ver o que acontece. Acredito que ela está confiante e bem tranquila”, relatou ele, que, além de acompanhá-la, também orientou outros estudantes a encontrar seus locais de prova.
Já a governanta Sônia Mara Sott também esteve junto da filha, Rafaela Sott, 18 anos, que faria o Enem pela segunda vez, porém de maneira inédita “pra valer”, disse a jovem. A intenção dela é obter ingresso no curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ambas se abraçaram antes de Rafaela adentrar ao prédio onde faria o teste. “Estou um pouco insegura, mas acredito que será uma boa prova. O negócio é controlar a ansiedade”, disse ela. Ambas são moradoras do bairro Mont’Serrat.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, no domingo, a Sala de Situação e Monitoramento do Enem, em Brasília, acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Saúde, Nísia Trindade; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro-substituto da Advocacia-Geral da União (AGU), Flávio Roman; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, Manuel Palacios.
“A gente tem consciência que o Brasil só será um país competitivo com o mundo mais desenvolvido, só será um país rico na hora que a gente estiver exportando sabedoria e inteligência. Isso é, efetivamente, o aprimoramento de vocês no estudo, na universidade. Por isso o Enem é sagrado”, disse Lula. No Rio Grande do Sul, todos os estudantes foram isentos da taxa de inscrição. A edição de 2024 do Enem tem 4,3 milhões de inscritos, dos quais 1,6 milhão são concluintes do ensino médio. No total, foram 2,7 milhões de isentos, conforme o Inep. No próximo domingo, serão realizadas as provas de ciências da natureza e matemática.