Professores em greve se mobilizam na Praça da Matriz na segunda-feira

Professores em greve se mobilizam na Praça da Matriz na segunda-feira

Grevistas debatem greve em frente ao Piratini e participam de audiência pública na Assembleia Legislativa

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Professores farão manifestação na frente do Palácio Piratini

publicidade

Antes da reunião marcada com o governo para a próxima terça, o Cpers Sindicato convoca os professores a se reunirem na segunda-feira, na Praça da Matriz. Uma plenária deve começar por volta das 10h, em frente ao Palácio Piratini, para discutir o rumo da greve, que terá completado duas semanas.

Reunião entre governo e Cpers termina sem acordo
Greve dos professores e ocupações afetam 1/3 das escolas de Porto Alegre

Depois, a partir das 14h, o grupo também participa de audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o PL 044/2016, contestado pelos educadores e estudantes que vêm ocupando escolas. Os grevistas denunciam que o projeto do Executivo pode ampliar a interferência da iniciativa privada na educação pública, abrindo caminho para a privatização.

Embora um reajuste de salários seja hipótese praticamente descartada, a Secretaria da Educação do Estado promete apresentar respostas a cada uma das reivindicações dos professores, no encontro marcado para as 9h de terça-feira. Além do PL 44, questões que podem ser flexibilizadas são o plano de saúde para dependentes no IPE e os benefícios para funcionários de escolas de difícil acesso.

A adesão à greve é estimada pelo Cpers em mais de 60% da categoria. Já o número de escolas ocupadas por estudantes chega a quase 150, conforme o movimento Ocupa Tudo RS.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895