Programa que irá avaliar desempenho dos estudantes é aplicado em escolas do Estado

Programa que irá avaliar desempenho dos estudantes é aplicado em escolas do Estado

A partir de segunda-feira, 35 instituições serão visitadas por quatro aplicadores do Pisa

Correio do Povo

Programa que irá avaliar desempenho dos estudantes é aplicado em escolas do Estado

publicidade

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) movimentará 37 escolas no Rio Grande do Sul, até o dia 22 deste mês. Em cada uma delas, 33 estudantes estão inseridos na aplicação. Duas escolas já começaram os trabalhos, na última semana, e, a partir de segunda-feira, quatro aplicadores percorrerão cerca de 1,5 mil quilômetros pelo Estado, para realizar os trabalhos.

“Nossos estudantes, professores e gestores estão ativamente participando do processo”, informou a assessora técnica de Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Salete Albuquerque, que dá apoio logístico ao evento.

Também interlocutora do Inep junto à Secretaria, Salete explica que o objetivo central do Pisa é identificar como os alunos aplicam as competências do Ensino, face aos problemas e situações da vida real. “Não se trata de avaliar o currículo ou apenas conhecimentos, mas, sim, de aferir em que medida os alunos são capazes de raciocinar e usar conceitos para explicar e prever fenômenos.”

O formato da avaliação do Pisa é baseado em três áreas chaves: Leitura, Matemática e Ciências. O exame também apresenta questões de Letramento Financeiro. Os testes são aplicados a cada três anos e, em cada edição, o Pisa dá ênfase a uma das três áreas. Neste ano, o foco será em Leitura, e todos os estudantes terão que responder as questões dessa área.

Em relação a Ciências, Matemática e Letramento Financeiro, cada estudante responderá apenas uma dessas disciplinas. O exame será 100% eletrônico, aplicado por meio de computador. Além do teste, os alunos, professores, diretores e pais também responderão a questionários contextuais.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895