Com o programa INOVALab, o Ministério da Educação, via Secretaria de Educação Superior (MEC/Sesu), busca qualificar a infraestrutura acadêmica laboratorial das universidades federais. A ação, lançada neste mês, prevê investimento total de R$ 150 milhões, para a modernização de laboratórios utilizados em cursos de graduação.
O programa prioriza laboratórios multiusuários, que compartilhem equipamentos e estruturas entre diferentes cursos e áreas do conhecimento. O objetivo é ampliar a eficiência e otimizar o uso dos recursos públicos, fortalecendo as condições de oferta educacional nas instituições federais de Ensino Superior.
O secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, explica que “o INOVALab impulsiona a inclusão, estimula o desenvolvimento tecnológico e contribui para que as instituições públicas estejam cada vez mais preparadas para os desafios do presente e futuro”. Também informa que o INOVALab será executado em quatro frentes. O eixo QUALILab terá R$ 75 milhões, para recuperação e atualização de laboratórios já existentes. E para os eixos LABInclusão, LABTec e TRANSFORMALab, a previsão é de até R$ 350 mil por universidade, somando R$ 25 milhões cada.
- Ministro inaugura Campus Viamão e IFRS TecnoParque
- PM retira estudantes que invadiram reitoria da USP; alunos relatam uso de gás e cassetetes
Apenas universidades federais podem participar da seleção. E devem apresentar só uma proposta que demonstre o caráter multiusuário dos laboratórios, além da capacidade institucional para manutenção e operação dos equipamentos. Inscrições de propostas até 19/6.