Ensino

Programação escolar anima a Feira

Secretarias estadual e municipal de Educação da Capital têm novidades e atrações pedagógicas e culturais

Projetos de leitura e encontro com autores integram agenda variada
Projetos de leitura e encontro com autores integram agenda variada Foto : Alina Souza

Atividades variadas para estudantes integram a programação da 72ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com estandes próprios na Praça da Alfândega, as secretarias estadual e municipal de Educação da Capital apresentam novidades e diversas obras didáticas, pedagógicas e culturais. Com o tema “Essência que faz histórias”, nesta edição a patrona é a escritora, antropóloga e educadora Heloisa Pires Lima.

Com funcionamento diário, das 10h às 20h, de 30/10 a 15/11, a tradicional feira aberta envolve 80 bancas de editoras e livrarias, 750 sessões de autógrafos e 250 oficinas e painéis. E o público encontra ainda debates, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas, além de escritores gaúchos, brasileiros e convidados de diferentes países.

Seduc

A Secretaria Estadual da Educação chega com agenda movimentada. O Núcleo de Bibliotecas Escolares da Seduc organizou peças teatrais, robótica, exposições e projetos, como o “Lendo na Feira”. A temática explorada é “ImaginAção: Ler para criar novos mundos”, que articula reflexões sobre os 55 anos do 20/11 – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No estande da Seduc, todos os dias, há mostra de trabalhos de alunos da rede pública estadual. São 121 produções gaúchas, encaminhadas através das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e com visitação aberta. Além disso, dia 5/11, das 10h às 16h, no Clube do Comércio (3° andar), estarão 15 trabalhos escolares de robótica de CREs: da 1ª (sede em Porto Alegre), 12ª (em Guaíba) e 28ª (Gravataí).

Veja Também

Em teatro, dia 4/11, acontece a apresentação da peça “A janela de Ayo”, com estudantes da Escola Estadual Adelaide Pinto de Lima Linck, em Gravataí. E dia 13/11, alunos do Colégio Estadual Augusto Meyer, em Guaíba, apresentam a peça “55 anos do 20/11 – A História que Nunca se Calou”.

Já os encontros do projeto “Lendo na Feira”, terão a participação de 60 escolas, da 1ª, 12ª, 27ª (Canoas) e da 28ª CRE. Entre os escritores neste projeto estão Fernando Vilela, Anna Claudia Ramos, Rogério Andrade Barbosa, Caio Tozzi, Milly Lacombe, Chiquinho Divilas e a patrona da Feira, Heloisa Lima.

Smed

A Secretaria Municipal de Educação preparou atividades que combinam visitação aberta a propostas para escolas da rede municipal, como contação de histórias, lançamentos de livros, mostras artísticas, exposições, apresentações de slam (batalha de poesia falada), saraus e projetos literários, como a mostra de fanzines e a produção de vídeos sobre leitura. Escolas podem agendar participação via e-mail: biblioteca@smed.prefpoa. com.br, com disponibilidade a partir da ordem de inscrição.

Ainda ocorrem palestras e rodas de conversa, em espaços paralelos. Entre os destaques: palestra sobre letramento racial na literatura para as infâncias, com Clarice Campos (3/11); encontro “O Jogo do Mediador”, com o escritor João Bosco Bezerra Bonfim (5/11); roda de conversa com escritoras negras (10/11); e encontro com escritoras indígenas (11/11). A abertura oficial do estande será dia 3/11, às 14h, com mostra artística do saxofone de Misael Jacobus.

Acesso a mais informes e programação completa constam no site.