Programas acadêmicos e entidades reforçam auxílio a vítimas

Programas acadêmicos e entidades reforçam auxílio a vítimas

Novos pontos de doação são instalados em Caxias do Sul, Novo Hamburgo e municípios de Santa Catarina

Correio do Povo

publicidade

A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, anunciou, entre suas iniciativas para ajudar vítimas das inundações, que abriu campanha de doação de materiais e disponibiliza barco e van para resgate de famílias, além de viabilizar rede de radioamadores para facilitar a comunicação em áreas isoladas. E por meio de programas acadêmicos, direciona várias ações de auxílio social.

Com o projeto Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) e do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, a instituição está arrecadando doações para a população. Os itens necessários incluem produtos de limpeza e higiene pessoal, material escolar, cobertores e roupas de cama, fraldas infantis e geriátricas, roupas e calçados, água potável, alimentos não perecíveis e ração para animais. Há dois pontos de coleta: Escola de Aplicação Feevale, no Campus I (av. Dr. Maurício Cardoso, 510); e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (2º andar do Prédio Lilás), no Campus II (ERS-239, 2755), ambos em Novo Hamburgo.

Equipes do LaVuRS e do Pós em Qualidade Ambiental da Feevale também estão circulando em bairros do município, como Canudos e Santo Afonso, para verificar as principais necessidades dos moradores. A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, disponibilizou uma van e um barco ao Corpo de Bombeiros do RS, a fim de colaborar no resgate de pessoas ilhadas. Além disso, professores tentam viabilizar uma rede de radioamadores para facilitar a comunicação com áreas isoladas nos municípios da região do Vale dos Sinos.

Entidades educacionais e culturais, como a Fundação Caxias, privada sem fins lucrativos e ligada ao setor empresarial da cidade, também auxiliam, arrecadando donativos em apoio às pessoas atingidas pelas enchentes. Na Fundação, o ponto de coleta é na rua Sarmento Leite, 2189; e no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, é na rua Ivo Remo Comanduli, 897, ambos em Caxias do Sul.

Outra colaboradora é do estado vizinho, Santa Catarina (SC). A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe doações para os atingidos no RS. Aderiu à campanha da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e distribuiu pontos de coleta em sete campi: Florianópolis, Kobrasol (em São José), Biguaçu, Tijucas, Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895