Projeto “Descobrindo o Museu” desperta a curiosidade de milhares de alunos em São Leopoldo

Projeto “Descobrindo o Museu” desperta a curiosidade de milhares de alunos em São Leopoldo

Atividade, que já recebeu 3 mil estudantes das redes pública e privada, acontece até dezembro no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Fernanda Bassôa

A programação envolve visitas e oficinas mediadas pela equipe do Museu

publicidade

O projeto "Descobrindo o Museu", previsto para iniciar as atividades em maio, mas postergado devido à enchente que atingiu severamente o município de São Leopoldo, é um conjunto de ações gratuitas que acontece nas dependências Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, voltado para a comunidade escolar do Vale do Rio do Sinos. Realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto, que segue até dezembro, tem como público-alvo alunos e professores do quarto ao sexto ano das redes pública e privada de ensino.

"Desejamos que mais escolas participem. Não somente de São Leopoldo, mas de qualquer município", ressalta o historiador, Rodrigo Santos, um dos condutores da atividade, que se emociona com a reação dos alunos. "É enriquecedor perceber a curiosidade e a participação dos alunos. Eles realmente se integram no processo da descoberta da história da cidade, que também é a deles." A instituição já iniciou a captação para dar continuidade e ampliação do projeto para o próximo ano.

A programação envolve visitas e oficinas mediadas pela equipe do Museu. Os alunos acessam a História da Imigração Alemã por meio de palestras e atividades, com perguntas e respostas, pelas quais são estimulados a pesquisar os objetos que fazem parte do acervo do museu. A participação das escolas é facilitada pelo transporte especial e gratuito viabilizado pelo museu, apenas para rede pública de ensino. Segundo o diretor do espaço, Cássio Tagliari, o projeto foi idealizado para facilitar o acesso aos bens culturais que o museu oferece. "A preservação do patrimônio cultural ocorre quando a comunidade se envolve com este tema. Trazendo as crianças para dentro do museu, como visitantes ativas, estamos plantando esta semente para o futuro".

"Muito, muito legal! O que mais gostei foi saber que eles chegaram de barco!" A declaração de Davi Otávio, aluno do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rui Barbosa, é a demonstração do impacto que o projeto vem causando em centenas de estudantes da rede pública de São Leopoldo. Ele e mais 25 colegas somaram-se às cerca de 3 mil crianças que tiveram a oportunidade de ter contato direto com a História de São Leopoldo relacionada à Imigração Alemã no Brasil. A professora Mauriane Pacheco observa que a viagem no tempo materializa o que é falado em sala de aula. "Ver um objeto verdadeiro é diferente da versão digital."

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas de terças-feiras a sextas-feiras, nos turnos da manhã ou tarde através do e-mail educativo@museuhistoricosl.com.br O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos e mantida por meio de doações. O acervo é composto por cerca de dez mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, nove mil periódicos e 12 mil documentos únicos e raros.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895