Com a intenção de beneficiar 10.551 unidades públicas de ensino em 23 estados brasileiros, o Ministério da Educação (MEC) está promovendo chamada pública para selecionar fornecedores de serviços de instalação de sistemas fotovoltaicos, conexão à Internet e infraestrutura de rede Wi-Fi.
A iniciativa integra o projeto “Aprender Conectado”, parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), ação voltada a universalizar o acesso à Internet e melhorar a infraestrutura tecnológica nas escolas brasileiras até 2026.
Os fornecedores interessados devem se cadastrar, até 29/9, no portal da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) e na Plataforma Nimbi. O envio de propostas vai até 9/10. Nesta fase do Aprender Conectado, serão contempladas escolas de todos os estados, exceto Roraima e Amapá.
Falta de conexão
Em 2023, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil revela que 92% das escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio tinham acesso à Internet, aumento de 10% em relação a 2020.
A maioria das escolas sem acesso à rede apontam como principais justificativas a falta de infraestrutura de acesso à Internet na região ou na escola e o alto custo de conexão.