Proximidade do Enem exige atenção à saúde

Proximidade do Enem exige atenção à saúde

Especialistas dão dicas para controlar a ansiedade e manter a produtividade nos estudos a poucos dias das provas

Correio do Povo

Enem ocorreu nos dias 4 e 11 de novembro

publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada dos brasileiros a universidades públicas e privadas, será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Com a proximidade das datas, muitos estudantes enfrentam crises de ansiedade, descuidam da postura correta e não ficam atentos à alimentação, situações que podem afetar o desempenho no exame.

Especialistas explicam que passar a noite em claro estudando pode influenciar negativamente na preparação para as provas. A coordenadora de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Cynthia Yurgel, afirma que é importante separar um período para o descanso do corpo e mente, respeitando o horário para os estudos, passo fundamental para controlar a ansiedade. “Dormir bem é a receita não só para conseguir se preparar para o Enem, mas para manter a saúde, foco e concentração.”

Já a responsável pelo curso de Fisioterapia da mesma faculdade, Cislaine de Souza, diz que a ergonomia (ciência que estuda as interações entre indivíduos, lugares e equipamentos) pode auxiliar no aprendizado. Ela enfatiza que é importante planejar o espaço de estudo, pois os impactos são imediatos visto que as boas condições do local trazem mais disposição para estudar. “Manter postura incorreta por tempo prolongado gera dores articulares, musculares e desvios posturais”, explica.

Um dia antes da prova o descanso é fundamental. “Exagerar nos estudos na véspera não é recomendável, pois o Enem traz questões que exigem rapidez no raciocínio. Se a pessoa estiver cansada, não terá essa rapidez”, aconselha a orientadora vocacional, Jocimara Chiarello. O professor Antônio Marangon diz que as atividades físicas e de lazer, aliadas ao relaxamento, são essenciais, pois esses métodos tiram a “pilha” da ocasião e das responsabilidades.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, estão inscritos 3,3 milhões de candidatos no país. No Estado, há 146.784 inscritos. Confira mais informações sobre o Enem neste link.

Confira 4 dicas de preparação paras as provas: 

- Prepare-se com antecipação e planejamento para a prova, pois menos ansioso se sentirá;
- Pratique exercícios físicos moderados e rotineiros, para aliviar a tensão e melhorar a memória, foco e resistência;
- Faça exercícios de respiração, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, de maneira gradual e lentamente;
- Descanse bem antes da avaliação, pois um boa noite de sono é o remédio para combater a ansiedade.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895