PUCRS seguirá com aulas online até o final do semestre letivo

PUCRS seguirá com aulas online até o final do semestre letivo

Decisão é pautada pela instabilidade dos indicadores da pandemia no Estado

Correio do Povo

Universidade investiu num modelo próprio ensino online

publicidade

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) manterá as aulas online até o final do segundo semestre de 2020. A decisão, segundo a universidade, considera anseios da comunidade acadêmica, as regulamentações do poder público e é pautada pela instabilidade dos indicadores da doença, já que a situação em Porto Alegre retornou à bandeira vermelha.  

“Seguimos em um cenário de muita incerteza, que não nos permite previsibilidade e segurança para uma alteração no nosso modelo vigente. Por esse motivo, em diálogo constante e escuta atenta à nossa comunidade, decidimos que a PUCRS seguirá com grande parte das atividades na modalidade online até o final do semestre letivo e continuará a retomada gradual e controlada, orientando e promovendo a presença responsável de cada um. Com a mesma cautela que temos tido até agora, pretendemos também disponibilizar alguns serviços de apoio e ambientes para estudo e trabalho a quem desejar a partir de outubro”, ressaltou o reitor, Irmão Evilázio Teixeira.   

Para o segundo semestre de 2020, a universidade investiu num modelo próprio ensino online que está contando com o suporte de um núcleo especializado e foca em garantir a aprendizagem e todo apoio ao estudante. A PUCRS disse que se organizou e investiu para garantir a segurança nas atividades do campus, cumprindo protocolos rígidos de prevenção e cuidado.   

Pesquisa, estágios e atividades práticas  

Sobre a retomada, em regime especial, das atividades de pesquisa, estágios obrigatórios e atividades práticas que não sejam passíveis de substituição pelas aulas remotas, a PUCRS segue o que preveem os artigos 43 e 44 do Decreto Municipal nº 20.625, de 23 de junho.   

A partir da data de publicação do decreto, algumas das atividades foram retomadas de forma gradual e parcial, e seguirão o planejamento de cada curso ao longo deste semestre, cumprindo rigorosamente os protocolos de prevenção e segurança. Atividades de pesquisa em laboratórios estão autorizadas, assim como o acesso às estruturas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado que tenham a condução de suas pesquisas inviabilizada de maneira remota.   

As aulas da pós-graduação lato sensu devem iniciar em outubro, conforme calendário específico de cada curso. Para este retorno, um modelo remoto foi especialmente desenvolvido e será adotado até que o retorno presencial seja considerado uma possibilidade segura para professores e alunos.  

Por seguirem formatos distintos de trabalho e regulações específicas, há diferentes realidades para as demais frentes de atuação da PUCRS. No Parque Esportivo, por exemplo, após o decreto nº 20683 de 10 de agosto, que regulamenta o funcionamento de atividades na cidade de Porto Alegre, foram retomadas gradualmente as atividades da Escola de Natação, Academia de Ginástica, Escola de Futebol Orlando City e quadras de Tênis. Os cursos de extensão e idiomas permanecerão no modelo remoto vigente.   

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895