Rede Marista inaugura Usina Fotovoltaica em Porto Alegre

Rede Marista inaugura Usina Fotovoltaica em Porto Alegre

A iniciativa busca alinhar economia de energia com projetos educacionais

Ana Julia Zanotto*

Foram entregues 930 painéis solares, que abastecerão 33 unidades consumidoras

publicidade

Buscando alinhar sustentabilidade e projeto pedagógico, a Rede Marista inaugurou, na tarde de terça-feira (1º/8), a Usina Fotovoltaica Champagnat I, que está localizada no bairro Lami, na zona sul de Porto Alegre. O projeto busca investir na preservação de energia e nas parcerias com escolas e universidades para estudos sobre energia solar.

O presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Fischer, ressalta que a iniciativa do desenvolvimento da usina objetiva o investimento em energia limpa. “A ideia é inspirada nos apelos sociais que vêm sendo feitos, em que somos chamados para cuidar da nossa casa comum.”

Com obras iniciadas em março de 2022 e concluídas no 1º semestre de 2023, a entrega agora feita dos 930 painéis solares irá levar energia para 33 unidades consumidoras ligadas à CEEE Equatorial – com uma economia anual prevista em R$ 600 mil. E os municípios a serem beneficiados serão Porto Alegre, Viamão, Tramandaí e Rio Grande.

O desenvolvimento do projeto partiu da ideia do Irmão Valdinei Gabardo, membro do Marista, a partir de uma formação. E foi posta em prática por meio de investimentos da Rede Marista. Mas, para além da economia energética, essa iniciativa também tem o propósito de atender projetos sociais e engajar-se em programas pedagógicos e educacionais. “Iremos trazer alunos e professores para ter noção de como funciona uma usina fotovoltaica”, revela o presidente.

A solenidade de inauguração contou com a presença de membros da Rede Marista, educadores, empresas parceiras e representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), de Obras e Infraestrutura (Smoi) e de Educação (Smed). Para Eberson Silveira, representante da Smamus, a criação da usina é uma importante iniciativa para a proteção ambiental.

Ao final do lançamento, jovens do grupo de percussão da Banda Ecos, do Centro Social Marista Irmão Bortolini, que oferece oficinas culturais e didático-pedagógicas a crianças e adolescentes de Porto Alegre, animaram o evento, com apresentações musicais. E os presentes ainda puderam ver de perto o funcionamento das placas solares.

 

Fórum

No mês de agosto o Correio do Povo, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), promove o Fórum de Energias Renováveis, dia 17/8, no Centro de Eventos do CIEE-RS, com diversos painéis com especialistas da área.

 

* Sob supervisão de Maria José Vasconcelos
 




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895