Relatório identifica falhas em processos da Secretaria de Educação de Porto Alegre

Relatório identifica falhas em processos da Secretaria de Educação de Porto Alegre

Resultados preliminares da auditoria especial da Secretaria Municipal de Transparência apontam problemas e necessidade de medidas para regularização

Correio do Povo

Procedimentos na aquisição de materiais didáticos e tecnológicos serão verificados

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A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) tem até 30 dias para responder ao relatório preliminar, que foi elaborado pela auditoria especial realizada pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). A medida foi necessária, com vistas a apurar os procedimentos de aquisição, armazenamento e destinação de equipamentos tecnológicos e materiais didáticos destinados à rede de ensino municipal.

A 1ª etapa da auditoria foi concluída nesta semana. Por 60 dias, a equipe de auditores fez inspeções em escolas e analisou documentos dos processos relacionados à Smed, entre janeiro/2022 e junho/2023. Os resultados desta fase indicaram, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, fragilidades em fluxos internos, falhas no planejamento para a distribuição das aquisições e desconformidade de alguns procedimentos de compra.

Assim, informou que “muitos dos problemas de logística e administrativos identificados já começaram a ser enfrentados ainda em junho”, quando o prefeito Sebastião Melo criou o comitê gestor operacional na secretaria, liderado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes. Esse comitê ficou encarregado de elaborar um diagnóstico da situação, bem como de adotar medidas para regularizar controles administrativos. 

Outra ação da municipalidade foi a criação da Diretoria de Logística, que estabeleceu estratégia de distribuição e contratações de reparos necessários às escolas para o funcionamento dos equipamentos. Após analisar o posicionamento da Smed, a SMTC deve emitir um relatório final da auditoria, para o encaminhamento de providências.

 




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