RS fica abaixo da média nacional nos indicadores de qualidade da educação
Ideb 2023, que indica o desenvolvimento da Educação Básica, revela que o Brasil só avançou nos anos iniciais do Ensino Fundamental
publicidade
Apenas uma etapa da Educação Básica atingiu a meta de desenvolvimento escolar prevista para o período 2007-2021 no país: os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano). Este nível de ensino obteve índice 6, o esperado pelo governo federal. Este dado é um dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
Já os anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio, por outro lado, não chegaram às pontuações previstas, de 5,5 e 5,2 pontos, respectivamente. Os anos finais do Ensino Fundamental atingiram 5 pontos – um recuo em relação a 2021 (que foi de 5,1) e 2019 (4,9); e o Médio registrou 4,3 – aumento de 0,1, comparado a 2021 e 2019 (4,2).
No RS, o resultado foi similar ao nacional: os anos iniciais do Fundamental bateram a meta de 6 pontos; os anos finais têm 4,9, em comparação aos 5 pontos do país; e o Ensino Médio ficou com 4,2, abaixo do índice nacional, de 4,3, e inferior à meta do Estado para esta etapa, que era de 5,3.
A cada edição do Ideb, o governo federal espera que as redes estaduais alcancem o índice definido para elas, uma espécie de meta intermediária a ser cumprida para atingir a equidade de Ensino entre todas as unidades da Federação.
Como funciona
O Ideb resulta do cruzamento da porcentagem de alunos não repetentes em uma escola ou rede de Ensino (fluxo escolar); com as médias de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, a partir de provas aplicadas a alunos brasileiros de 2°, 5° e 9° ano do Fundamental; e 3°, do Médio. Em ambas disciplinas, todas as etapas de Ensino registraram notas piores, comparadas à 2019.
A cada dois anos, o Inep faz nova edição do Ideb, avaliando as redes estaduais e de cada município e escola. As metas nacionais, estaduais e municipais são baseadas na média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), integrada por 38 países, a maioria do continente europeu. Embora não seja membro da OCDE, o Brasil tem presença ativa em suas ações.
Resultados
No Brasil
- Anos iniciais do Ensino Fundamental: 6 pontos.
- Anos finais do Ensino Fundamental: 5 pontos.
- Ensino Médio: 4,3 pontos.
No RS
- Anos iniciais do Ensino Fundamental: 6 pontos.
- Anos finais do Ensino Fundamental: 4,9 pontos.
- Ensino Médio: 4,2 pontos.