Semana do Meio Ambiente incentiva a preservação

Semana do Meio Ambiente incentiva a preservação

Instituições dos ensinos Básico e Superior programam atividades variadas, para celebrar a data e promover educação ambiental

Correio do Povo

Na Capital, Dom Bosco realizou Mutirão de Limpeza no entorno escolar

publicidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5/6), escolas, Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras promovem diversas atividades neste mês. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a 1ª Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), a data ressalta a importância da preservação da natureza, e chama a atenção para problemas ambientais. Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre o tema, uma criativa agenda de ações educativas é promovida, incluindo recolhimento de material reciclável, palestras, gincanas, distribuição e plantio de mudas.

Em Porto Alegre, alunos do Colégio e Faculdade Dom Bosco realizaram, entre 29/5 e 1º/6, um Mutirão de Limpeza no entorno escolar. Em uma hora e meia de caminhada por dia, eles recolheram mais de 40 sacos, de 100 litros, com resíduos. E ainda houve plantio de mudas; orientação sobre reciclagem e descarte de lixo; e arrecadação de caixas, tampinhas plásticas e eletroeletrônicos. O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontecerá amanhã (7/6), no Dia Verde, quando todos os estudantes vão se vestir de verde e darão um simbólico abraço coletivo em volta do pátio.

Em Vera Cruz, as secretarias de Desenvolvimento Rural e de Educação realizarão, dia 15/6, a 6ª Gincana Ambiental 2023. Será no Clube Esportivo e Cultural Vera Cruz, para conscientizar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre preservação ambiental, separação correta de resíduos, consumo consciente, entre outros. Oito escolas públicas municipais e estaduais participarão da gincana. Cada uma levando 15 alunos e dois professores, totalizando mais de 130 participantes.

Atividades também mobilizam o Ensino Superior

No Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense (IFSul) ocorre, até 10/6, o 2º Fórum Ambiental da instituição, com o tema “Meio Ambiente: Ações Locais, Impacto Global”. As atividades acontecem nos campi de Bagé, Camaquã, Gravataí, Jaguarão, Pelotas, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. Estão previstas gincanas, com participação de alunos e professores de escolas públicas; recolhimento de tampinhas plásticas; curso de arborização; plantio de horta; troca de mudas entre a comunidade; desenvolvimento de jogos ligados à energia sustentável; e muitas outras ações. A agenda completa pode ser acessada no site da instituição.

E na Universidade de Caxias do Sul (UCS), até 14/6, acontece intensa programação. No campus sede, ocorre o recolhimento de radiografias, embalagens de medicamentos, tampinhas e lacres de alumínio. Ainda, acontece distribuição de mudas nativas em frente ao Museu de Ciências Naturais, até 7/6, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. As inscrições para eventos acadêmicos são gratuitas e podem ser feitas até a data de início de cada atividade. Dados e acesso no site

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895