Sindilojas estima alta de 13% no material escolar em Porto Alegre

Sindilojas estima alta de 13% no material escolar em Porto Alegre

Maior parte das compras deve ser realizada depois do Carnaval, conforme projeções

Rádio Guaíba

Maior parte das compras deve ser realizada depois do Carnaval, conforme projeções

publicidade

Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre junto a lojas de material escolar mostra que o aumento médio de preços deve ser de 13%. Mochilas, estojos, papel branco e cadernos devem sofrer os maiores reajustes. Produtos licenciados e de personagens infantis também devem aparecer com valores maiores na comparação com 2015. Os lojistas também preveem crescimento de cerca de 13% no faturamento em relação ao alcançado no ano passado.

Como o aumento estimado equivale à alta de preços, o crescimento real de faturamento deve ser baixo. “Quem se preveniu e conseguiu boas negociações com fornecedores vai ter resultados melhores, pois foi menos impactado pela alta do dólar”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

Ainda de acordo com os lojistas consultados, quem deixar para fazer as compras de material escolar após o Carnaval vai encontrar as lojas mais cheias. É nesse período que o setor espera que a maior parte da venda ocorra. Enquanto na Capital a alta ficará acima do acumulado de inflação dos últimos 12 meses, no Brasil a estimativa é de alta próxima do INPC, de 10%.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895