Ufrgs 2024: “Que História pode e deve ser ensinada?” é o tema da redação do vestibular

Ufrgs 2024: “Que História pode e deve ser ensinada?” é o tema da redação do vestibular

Texto “Deixem a História em paz”, do professor Jaime Pinsky, foi utilizado como base para a reflexão proposta aos candidatos

Correio do Povo

Prova dissertiva de redação ocorreu neste sábado

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A partir do texto “Deixem a História em paz”, do professor titular de História da Unicamp Jaime Pinsky, a prova de redação do concurso vestibular da Ufrgs 2024 trouxe como tema o questionamento: “Que História pode e deve ser ensinada?”. A prova destaca a relevância de refletir sobre o passado e o presente para pensar as manifestações de preconceito, de intolerância, de autoritarismo, de racismo e de tantas outras formas de discriminação. A redação deveria ser dissertativa e conter título, além de extensão de 30 a 50 linhas.

No texto utilizado como base, publicado no Jornal Correio Braziliense em junho de 2022, Pinsky reitera a importância da História feita por historiadores. “Na verdade, a maioria nem sequer tem ideia do que é História, embora todos se sintam no direito (obrigação?) de palpitar sobre o assunto, e até de exigir a troca de professores em muitas escolas”, pontua o professor logo no início do artigo. Seguindo na argumentação, Pinsky enfatiza a importância de considerar a historicidade do próprio historiador, como no exemplo de uma historiadora que hoje busque estudar a história das mulheres no período colonial brasileiro e que será levada a fazer investigações que outra historiadora, de um século atrás, não teria feito.

Ao finalizar o texto, Pinsky retoma o ensino de História e destaca a importância de buscar obras de qualidade como bom ponto de partida para não transformar a sala de aula em campo de batalha, ou palanque político. “Por outro lado, cabe aos dirigentes educacionais oferecer suporte aos seus docentes. Tenho visto um movimento inaceitável de pais de alunos querendo interferir em programas de curso, em abordagens de temas sensíveis, chegando até a instrumentalizar seus filhos para questionarem de modo grosseiro os professores quando estes não apresentam abordagem histórica que os interessa.”, aponta.

Após apresentar o texto do professor Pinsky, a Prova pedia ao vestibulando para considerar a situação de, no contexto do último ano do ensino médio, compor um grupo formado por pais, professores e alunos, cuja função é debater o futuro do ensino na escola. O assunto debatido pelo grupo seria o ensino da História, a partir do seguinte tema: “Que História pode e deve ser ensinada?”. O vestibulando deveria, então, dissertar sobre as ideias do texto de Jaime Pinsky, apresentando seu ponto de vista a respeito dos argumentos expostos pelo historiador. A dissertação teria o objetivo de ser lida perante o grupo e seria considerada para auxiliar a balizar o futuro do ensino de História na escola.

Além da prova de redação, os mais de 22 mil candidatos realizam os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática neste primeiro dia do Vestibular 2024. Os gabaritos dessas provas de hoje serão divulgados amanhã, a partir das 9h, no site https://vestibular.ufrgs.br.

O concurso prossegue no domingo à tarde, com aplicação das provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química, também com duração de 5 horas e 30 minutos. A divulgação do listão de aprovados está programada para até as 17h de 11 de dezembro. Mais detalhes sobre a aplicação das provas e o cronograma do processo seletivo estão no Manual do Candidato.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

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