Ufrgs melhora posição em ranking de revista britânica

Ufrgs melhora posição em ranking de revista britânica

Instituição gaúcha aparece na 119° colocação entre universidades de economias emergentes de 43 países

Correio do Povo

Anteriormente no ranking, Ufrgs estava entre as posições 201-250

publicidade

A Universidade Federal do RS (Ufrgs) melhorou sua colocação na avaliação da revista britânica Times Higher Education (THE), que estabelece o ranking anual entre universidades de economias emergentes de 43 países, em quatro continentes. Ao contrário do Brasil, que estagnou na tabela, a instituição gaúcha passou, da faixa entre os lugares 201 a 250, em 2018, para a 119° colocação, neste ano.

O ranking geral de 2019 compreende quase 450 universidades – expandindo as 378, do ano passado. O Brasil é o terceiro país mais representado na tabela, com 36 instituições incluídas; e subindo, de 32, no ano passado. No entanto, 17 destas decaíram este ano, incluindo suas duas principais universidades.

A principal instituição, a Universidade de São Paulo (USP), ficou em 15° lugar, a sua posição mais baixa da história. A Universidade de Campinas caiu sete posições, para o 40° lugar, com queda nas pontuações de pesquisa (volume, renda e reputação) e renda da indústria (transferência de conhecimento) – mas, em grande parte, foi resultado do aumento da concorrência.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) caiu 12 posições, para 73°; enquanto a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recua cinco posições, para a 97°.

A Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs) sai do top 200, para a faixa de 201–250. Assim como a Universidade Federal do ABC (UFABC), que cai, do 153° para a faixa 251-300, com um declínio mais significativo em seu pilar de ensino (ambiente de aprendizado), este ano.



Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895