Ufrgs retira da pauta item sobre concorrência distinta para uso das cotas

Ufrgs retira da pauta item sobre concorrência distinta para uso das cotas

Após adiamentos e protestos, Conselho Universitário votou as mudanças no sistema

Correio do Povo

Ufrgs retira da pauta item sobre concorrência distinta para uso das cotas

publicidade

Após uma série de adiamentos e protestos, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun), votou nesta sexta-feira o parecer acerca da mudança no sistema de cotas para ingresso na universidade.

Foi aprovada a emenda ao parecer 239/2016 que propunha algumas alterações na decisão 268/2012, relativa à implantação do Programa de Ações Afirmativas na Universidade. A emenda ao parecer citado foi previamente negociada entre representantes da reitoria e dos estudantes. O item que estabelecia a concorrência através de dois processos de ingresso: ampla concorrência ou reserva de vagas, foi retirado da pauta. Com isso, a Ufrgs mantém o sistema adotado até aqui. 

A proposta em questão determinava que o candidato vindo de escolas públicas concorresse nas mesmas vagas destinadas para as cotas, diferentemente do que foi feito pela Ufrgs até aqui. No último vestibular, era possível que o aquele aluno oriundo do ensino público tentasse ingressar pelo acesso universal, caso o desempenho fosse compatível.

Para o vestibular 2017, foram aprovadas principalmente duas mudanças: o ingresso de estudantes beneficiados pela reserva de vagas se dará nos dois semestres, em cursos que possuem duplo ingresso; e candidatos classificados em primeira chamada ou para os demais chamamentos para ingresso no segundo semestre letivo não serão remanejados para o primeiro semestre, em caso de desistência de vaga por outro candidato, como ocorre atualmente. Permanece inalterada a forma de concorrência de candidatos, ou seja: todo candidato concorrerá por Acesso Universal (Ampla Concorrência), e aquele que desejar concorrer também às vagas destinadas ao sistema de ingresso por Reserva de Vagas deverá assinalar sua opção no ato da inscrição no vestibular.



Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895