UFSM é 46ª melhor universidade da America Latina
capa

UFSM é 46ª melhor universidade da America Latina

Em 2019, instituição subiu cinco posições no ranking

Por
Renato Oliveira

Das 150 instituições brasileiras participantes, 52 são gaúchas

publicidade

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) comemorou nesta semana o desempenho no último ano, tendo sido consagrada a 46ª posição no ranking que elege as melhores universidades da América Latina. O levantamento é feito pela revista birtânica The Times Higher Education e avalia ambiente de ensino, pesquisa, influência da pesquisa acadêmica, perspectiva internacional e aproveitamento na indústria.

Na edição de 2019, a instituição subiu cinco posições, saltando de 51ª em 2018 para 46ª no ranking deste ano. Das 150 instituições da América Latina que aparecem no ranking, 52 são do Brasil, sendo este o país com maior número de universidades classificadas. O primeiro lugar deste ano foi ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, que desbancou a Universidade de São Paulo (USP).

Os rankings universitários da Times Higher Education Latin America 2019 classificam universidades de 12 países da América Latina e Caribe. A Times Higher Education é uma publicação britânica, considerada uma das principais avaliações educacionais do mundo todo, que analisa universidades desde 2011. O recorte específico sobre as instituições de ensino superior da América Latina foi feito pela primeira vez em 2016.