Ensino

UFSM abre inscrições para o vestibular na quarta-feira

A partir de 2015, instituição extingue processo tradicional

Depois de uma decisão judicial que determinou a manutenção, ainda em 2014, do concurso tradicional, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nesta sexta-feira o edital do Vestibular 2014. As provas ocorrem em 12, 13 e 14 de dezembro. Serão 4.666 vagas em disputa, 3.805 delas no campus de Santa Maria, 305 no de Frederico Westphalen, 356 no de Palmeira das Missões e 200 no de Silveira Martins. Dos 105 cursos, dois abrem a primeira turma: Engenharia Aeroespacial (40 vagas) e Engenharia de Telecomunicações (50 vagas).

As inscrições podem ser feitas entre a próxima quarta-feira e 22 de setembro, via Internet, e o pagamento da taxa, de R$ 95, até 23 de setembro. Para o Processo Seletivo Seriado (que prevê a realização de três provas, uma a cada ano), o valor é menor, de R$ 45. A partir de 2015, a UFSM extingue os dois processos (mantendo apenas as sequências do Seriado) e passa a adotar como critério único o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pesa 20% no escore final do Vestibular 2014. Se a UFSM não tiver acesso às notas do exame até 15 de janeiro de 2015, a pontuação dos candidatos fica excluída do processo de classificação, independente do ano em que o realizaram. Para os candidatos que não tenham feito o Enem, a prova tradicional vale 100%.

O Sistema de Cotas absorve 50% das vagas dos cursos de graduação. Das vagas de cotistas, 50%, no mínimo, são reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, para as cotas de pretos, pardos e indígenas, são reservadas aproximadamente 40%. Também há a previsão de 5% do total de vagas de cada curso para candidatos com deficiência que apresentem necessidade educacional especial. Candidatos indígenas residentes em território nacional também terão direito a até 20 vagas, distribuídas nos cursos de graduação.

Bookmark and Share