Ensino

UFSM realiza Vestibular e PSS neste final de semana

Os exames serão aplicados nos 4 campi, em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR)

Os estudantes devem portar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta
Os estudantes devem portar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta Foto : UFSM / Divulgação / CP

Neste sábado (10/1) e domingo (11/1), acontece o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O concurso, que oferece 1.707 vagas pelo Vestibular e 2.003 pelo PSS, será aplicado nos quatro campi (em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen), além de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Serão três provas, tanto para o Vestibular quanto para o PSS: sábado à tarde, com abertura dos portões às 12h30min e prova às 13h30min; domingo pela manhã, portões às 7h e prova às 8h; e domingo à tarde, portões abrem às 12h30min e prova começa às 13h30min. Após fecharem os portões, os candidatos não poderão entrar no local do exame.

De acordo com o Manual, os estudantes devem portar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta. Lanches e líquidos são permitidos, mas devem ficar embaixo da cadeira. Detalhes nos manuais do Vestibular e do PSS.

Veja Também

Candidato x vaga

Relativo à concorrência, no Vestibular, Medicina é o curso com mais candidatos por vaga (167.94), seguido de Psicologia (51.45) e Direito (40.33, noturno; e 31.08, diurno). Já no PSS, Psicologia desponta (5.21), com Direito (5) e Medicina (4.79) na sequência. A relação de candidatos por vaga nos dois concursos pode ser acessada neste link.

PPS

Na modalidade de ingresso PSS, o candidato é avaliado em três etapas (PSS 1, PSS 2 e PSS 3), ao final de cada ano do Ensino Médio. As etapas devem ser totais e consecutivas. O PSS representa 40% do total de vagas anuais para os cursos de graduação.



UCS obtém destaque em ranking internacional

Classificação considera desempenho em ensino e ciência