Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre elege nova direção
capa

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre elege nova direção

Lúcia de Campos Pellanda e Jenifer Saffi assumem gestão em março de 2017

Por
Mauren Xavier

Lúcia Pellanda e Jenifer Saffi são as novas gestoras da UFCSPA

publicidade

Lúcia de Campos Pellanda e Jenifer Saffi foram eleitas, respectivamente, para os cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O pleito, que ocorreu nessa quinta-feira, teve o seu resultado finalizado na madrugada desta sexta-feira. As eleitas assumem a gestão no período de março de 2017 a fevereiro de 2021.

As duas professoras representavam a Chapa 2, que venceu com 68% dos votos válidos. Já a chapa adversária, que era composta pelos professores Luís Henrique Telles da Rosa, que é atual vice-reitor, e Newton Aerts, atingiu 32% dos votos. A nova reitoria deverá enfrentar restrições orçamentárias em função dos cortes de orçamento do governo federal. Também deverá tratar o futuro dos novos campi da universidade localizados no bairro Santa Tereza em Porto Alegre e no bairro Igara em Canoas, além de concluir as obras no restaurante universitário da instituição.

A votação foi realizada nas dependências da UFCSPA e da Santa Casa de Misericórdia com a participação de professores, técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à universidade. O pleito eleitoral tem proporção diferente de votos, sendo que os dos professores valem 70%, alunos e técnicos 15% cada grupo. Agora, o próximo passado é submeter o resultado, no dia 1º de dezembro, ao Conselho Universitário para ratificar e elaborar a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação.

Lúcia de Campos Pellanda coordena a Divisão de Pesquisa Clínica da Fundação Universitária de Cardiologia e Jennifer Saffi responde atualmente o Programa de Pós-Graduação em Biociências da instituição.