Universidades Comunitárias do RS discutem financiamento na Assembleia

Universidades Comunitárias do RS discutem financiamento na Assembleia

Audiência foi proposta pelo deputado Issur Koch

Correio do Povo

publicidade

O financiamento da Educação Superior pública e comunitária foi assunto tratado nesta segunda-feira na audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS.

Uma das principais discussões foi sobre a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios a esse ensino, conforme especificado na Constituição do Estado. Segundo o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), a meta é utilizar o percentual da verba pública para disponibilizar bolsas de estudo e ampliar a inclusão de estudantes no Ensino Superior, favorecendo o desenvolvimento regional.

A secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira, destacou a necessidade de formação para os professores, lembrando que o Comung é grande parceiro do Estado nessa área. E acrescentou que o assunto está sendo discutido no governo do Estado, com reunião marcada com o governador e as secretarias de Fazenda, Educação e Inovação, Ciência e Tecnologia.

O deputado Issur Koch, que propôs a audiência, disse que a ata dos trabalhos será enviada ao governador Ranolfo Vieira Júnior e para Ministério Público, Promotoria de Educação, Secretaria Estadual da Educação e Procuradoria-Geral. E, à tarde, os reitores do Comung se reuniram para seguir com debates.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895