Universidades concedem auxílios emergenciais

Universidades concedem auxílios emergenciais

Ufrgs, UFCSPA e Unipampa são instituições federais que anunciaram destinação de valores a estudantes que atingidos pelas cheias

Correio do Povo

publicidade

No começo deste mês (em 4/6), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do RS (Prae/Ufrgs) divulgou a concessão de um auxílio emergencial a estudantes que tiveram perdas materiais em razão das chuvas (alagamento da moradia, destelhamento, deslizamento de terra, etc). O auxílio não contempla estudantes de pós-graduação.

Uma pesquisa feita pela Prae e divulgada no final de maio pela Ufrgs aponta que, dentre os 3.205 alunos que responderam ao questionário, 2.220 foram diretamente afetados pela catástrofe. O auxílio, de R$ 400,00 mensais, pagos durante três meses, será concedido a mil alunos. Mesmo quem não é beneficiário da Prae pode solicitar o valor.

As inscrições serão recebidas até segunda-feira (16/6), por meio de formulário eletrônico. Interessados devem fazer login no Google, usando sua conta de e-mail com número do cartão Ufrgs (modelo 00000000@ufrgs.br).

Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com campus sede em Bagé, já havia implementado auxílio financeiro a estudantes afetados pelas enchentes. Mas reabriu as inscrições para o recebimento do benefício, pago em parcela única de R$ 500,00. O valor pode ser solicitado por estudantes de graduação presencial, graduação a distância institucional (curso de licenciatura em Letras/Português EAD) e de pós-graduação que foram afetados diretamente ou cujo grupo familiar tenha sido afetado pelas enchentes em sua cidade de origem.

O pedido é feito via Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (guri.unipampa.edu.br) até próxima segunda-feira (16/6). São necessários os seguintes dados: comprovação de residência em cidade atingida pela elevação do nível das águas; comprovação de atendimento pela Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ou outro órgão público de defesa, saúde ou assistência social; comprovante ou declaração de residência do local atingido; cópia de documento de identidade de familiar atingido, se for o caso; e formulários de dados bancários e do pedido.

UFCSPA

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também está concedendo auxílio para estudantes que, independentemente de renda, precisaram abandonar as suas casas, de forma temporária ou definitiva, por causa das enchentes no estado. O público-alvo são graduandos, pós-graduandos e alunos habilitados nos editais vigentes do PAE-UFCSPA.

Estão previstas 100 cotas de auxílio no valor de mil reais cada. Conforme a disponibilidade orçamentária, o número de beneficiados pode aumentar. As inscrições se estendem até 18/6. É preciso anexar: comprovante de matrícula e de endereço; comprovante de endereço da família, caso resida em local distinto ao do estudante; termo de compromisso assinado eletronicamente via gov.br; e envio dos dados bancários. Dúvidas devem ser encaminhadas ao email assitenciaestudantil@ufcspa.edu.br.

Gabriela Sardi, sob supervisão de Maria José Vasconcelos




Inscrições abertas para pós-graduação: Confira a agenda desta quinta

Instituições ofertam especializações, MBAs, mestrados e doutorados

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895