A segunda-feira (18/8) foi de retomada acadêmica nas universidades federais do Rio Grande (Furg) e do Pampa (Unipampa), que abriram o 2° semestre letivo/25. Na última semana, voltaram às aulas as Instituições de Ensino Superior (IES) federais do RS (Ufrgs), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Fronteira Sul (UFFS), além da estadual RS (Uergs).
Com programação até o final de agosto, a Furg começou a semana com Acolhida Cidadã, que envolverá atrações e atividades voltadas a integrar a comunidade e acolher os novos estudantes. A ação, aberta a todos os alunos e profissionais, será realizada em diferentes campi.
Na Ufrgs e Uergs também ocorreram recepções de calouros. A federal teve tendas especiais nos campi, com monitores, informes e brindes. E a estadual promoveu evento, transmitido via Youtube (tinyurl.com/26aakfpv). Ambas procuram restabelecer o calendário acadêmico, alterado nos últimos anos, em razão da pandemia da Covid-19 e das enchentes de 2024 no Estado. E das federais, só a de Pelotas (UFPel) ainda não normalizou. Vai encerrar o 1° semestre/25 no dia 23/8; e retoma o 2°, em 15/9.