Universitários de Alegrete acompanham eclipse no campo

Universitários de Alegrete acompanham eclipse no campo

Cerca de 60 estudantes da Unipampa observaram fenômeno

Alair Almeida

Lua estava 14% mais próxima da Terra e 30% mais brilhante

publicidade

Cerca de 60 alunos das engenharias da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Alegrete acompanharam, na noite desse domingo, o eclipse lunar a 10 quilômetros do município da Fronteira Oeste, em campos da Fundação Agropecuária Maronna, para maior visibilidade do fenômeno.

Foram levados para o local quatro telescópios da universidade, sendo um deles fabricado artesanalmente pelos estudantes com a orientação dos professores. A iniciativa foi do Clube de Astronomia do campus que reúne os interessados no tema. A ação foi uma forma de divulgação científica e de atrair o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

O diretor do campus, professor Alessandro Girardi, acompanhou pessoalmente a mobilização dos alunos. Foi uma noite muito especial, pois a lua estava 14% mais próxima da Terra e 30% mais brilhante. Esse fenômeno só voltará a acontecer em 2033, lembrou o professor Girardi.  Durante a observação do eclipse também foi realizado um concurso de fotografia promovido pelo Clube de Astronomia.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895