Os 583 professores nomeados para atuarem na rede pública estadual de Ensino foram divulgados nesta semana pela Secretaria da Educação do RS (Seduc). A listagem consta no Diário Oficial do Estado (DOE) de 21/10.
Para tomar posse, os aprovados devem seguir as orientações enviadas pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição para o concurso. E a posse será presencial, na respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE) indicada na inscrição do concurso público realizado em 2023. Conforme o edital, os professores irão exercer a carga horária de 20 horas semanais.
Com essa medida, o certame, que tinha previsão inicial de 1,5 mil vagas, chega à nomeação de 1.869 novos docentes efetivos para atividades em escolas de todas as regiões do Estado.
Os concursos do Magistério Público Estadual, que foram realizados em 2023 e 2025, incluíram a política de Ações Afirmativas, segundo o Decreto 56.229/2021.
O concurso público do Magistério em 2023 abrangeu as áreas da Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena; e teve reserva de vagas a pessoas declaradas com deficiência, indígenas, negros e trans.
Concurso 2025
Em setembro deste ano, a Seduc realizou um novo concurso, para 6 mil vagas no Magistério Estadual. O processo, que está em andamento, incluiu todas as áreas do conhecimento e teve mais de 41,5 mil inscritos. Conforme a Seduc, até o final de 2026, devem totalizar mais de 7,5 mil professores efetivos para reforçar o quadro docente nas escolas públicas estaduais.