Foi entregue na última sexta-feira (24/10), em Porto Alegre, o troféu Pena Libertária, para os vencedores do Prêmio Educação RS. O reconhecimento educacional deste tradicional evento promovido pelo Sindicato dos Professores do RS (Sinpro/RS) destacou os ganhadores de 2025 nesta 28ª edição, nas categorias: Instituição, Profissional e Projeto.
A escolha ocorreu por meio de votação dos professores associados ao Sindicato, da análise da Comissão Avaliadora e do voto do colegiado do Sinpro/RS. Neste ano, a comissão julgadora foi integrada por Elaine Tedesco (professora da Ufrgs), Cleidi Dresch (professora da Escola de Aplicação da Feevale), Valdir Kinn (coordenador do Sinpro/Noroeste), Elaine Timmen (integrante do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre) e Maria José Vasconcelos (jornalista, editora de Ensino do jornal Correio do Povo).
Os vencedores foram: a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, em Pontão, na categoria Instituição; o professor Adão Roberto Rodrigues Villaverde, de Porto Alegre, na categoria Profissional; e o trabalho “Balcão de Direitos das Pessoas Atípicas”, em Porto Alegre, na categoria Projeto.
“Com quase três décadas de história, o Prêmio Educação RS reafirma o compromisso do Sinpro/RS com a valorização do trabalho docente e o reconhecimento de práticas que inspiram e fortalecem a Educação no RS”, assinalou o professor Rodrigo Perla Martins, diretor do Sinpro/RS e coordenador desta edição do Prêmio Educação RS. Mais detalhes neste link.