Ônibus circulam com passageiros sentados e em pé em Porto Alegre

Ônibus circulam com passageiros sentados e em pé em Porto Alegre

Coletivos respeitam capacidade determinada por decreto

Cláudio Isaías

Dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

publicidade

Os ônibus em Porto Alegre seguem circulando com passageiros sentados e em pé, conforme o decreto municipal 20.683. O transporte coletivo de passageiros deve ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários. Além disso, é necessário observar, a capacidade de passageiros sentados, a lotação máxima de passageiros em pé, limitados a dez nos ônibus comuns e a 15 nos ônibus articulados, sendo vedado o embarque nos veículos que atingirem esse limite.

Na manhã desta sexta-feira, nos terminais da avenida Salgado Filho, da rua Uruguai e da Praça Parobé, ao lado do Mercado Público, os usuários que embarcavam nos coletivos tomavam alguns cuidados como o uso do álcool em gel que foi disponibilizado nos veículos e distanciamento nas paradas. Nos três terminais, todos os passageiros estavam de máscara. No terminal da Praça Parobé, as pessoas que embarcavam nos coletivos também tomam alguns cuidados. A técnica em contabilidade Mariana Soares, residente no bairro Santana, disse que sempre carrega na bolsa dois frascos de álcool em gel e máscaras. Ela percebeu que os passageiros estão abrindo as janelas para melhorar a circulação de ar nos ônibus. 

Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) informou que, desde o início da pandemia da Covid-19, as empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas de higienização. Inclusive, foram colocadas equipes para fazer a limpeza interna nos ônibus durante o intervalo das viagens. Os coletivos, ainda segundo a associação, circulam com as janelas abertas e com um número máximo de 10 passageiros em pé, conforme decreto municipal. Além do uso da máscara, os passageiros estão sendo orientados a manter distância nos locais de embarque e aconselhados a optar pelo pagamento com o Cartão Tri, por este ser de uso pessoal, diferentemente do dinheiro, que passa por diversas mãos, aumentando a chance de contágio. Quanto ao uso de máscara, não há problemas, porque os passageiros estão cumprindo a regra.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março, já foram realizadas em Porto Alegre 27.774 fiscalizações em ônibus municipais, intermunicipais, garagens e terminais. As operações diárias, feitas por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) verificam o cumprimento das medidas de higienização e prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo município. Entre elas, estão a tabela horária de serviço dos coletivos, capacidade máxima de passageiros, obrigatoriedade de uso de máscaras por usuários e pela tripulação, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool em gel. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895