Público poderá chegar bem perto do Monumento ao Laçador

Público poderá chegar bem perto do Monumento ao Laçador

Durante a atividade, uma equipe da SMC estará no local para falar sobre a história do monumento e processo de restauração

Cláudio Isaías

Equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local para falar sobre a história do monumento e sobre o processo de restauração

publicidade

O Monumento ao Laçador e o público estarão mais próximos até o dia 31 de março. Como parte das comemorações dos 247 anos de Porto Alegre, os turistas e os moradores poderão ver bem de perto a estátua localizada na avenida dos Estados, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte da cidade. As visitações começam nesta quinta-feira em dois horários: das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h. O acesso ao monumento somente será possível graças a colocação de uma estrutura temporária de um andaime que foi montado no local.

A previsão era de que as visitações começassem hoje. No entanto, a empresa JOG Engenharia de Andaimes, responsável pela estrutura, realizava os trabalhos finais na plataforma. O local terá ainda uma área com cobertura temporária, bancos, banheiros químicos e food trucks.

Durante a atividade, uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) estará no local para falar sobre a história do monumento e sobre o processo de restauração. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon) é responsável pelo projeto.

A obra do escultor Antônio Caringi foi tombada pelo patrimônio histórico de Porto Alegre. A primeira fase de restauração da obra compreendeu um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, especialmente quanto a fissuras verificadas na base do monumento. Dois especialistas em restauro de obras com metal foram contratados: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas. A Estátua do Laçador é um monumento que representa o gaúcho pilchado (em trajes típicos).

A obra foi criada em gesso, em 1954, como resultado de um concurso vencido por Caringi para executar uma escultura que identificasse o homem riograndense na Exposição do IV Centenário de Fundação de São Paulo. Como modelo de indumentária, o artista utilizou o folclorista Paixão Côrtes (1927/2018), um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Em 1958, a escultura foi adquirida pela prefeitura de Porto Alegre e foi, então, a partir da matriz em gesso, fundida em bronze e transportada para ser instalada sobre um pedestal na avenida dos Estados. Em 2007, em função de obras na região, a estátua foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde permanece nos dias atuais. 

A iniciativa da ação é da SMC, com apoio da JOG Engenharia de Andaimes, Estaq Sondagens e Fundações e Fida Calcário e Argamassa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895