Após final de semana de Carnaval, ruas da Cidade Baixa amanhecem repletas de sujeira

Após final de semana de Carnaval, ruas da Cidade Baixa amanhecem repletas de sujeira

Em algumas ruas, além de lixo, havia cheiro de urina e presença de fezes nas calçadas

Mauren Xavier

Cidade Baixa registra confronto na madrugada entre foliões e Brigada Militar

publicidade

Na manhã desta segunda-feira, era possível ver muitos zeladores e síndicos em frente a prédios fazendo a limpeza das calçadas em função da sujeira produzida por foliões no final de semana de Carnaval. Com vassouras, mangueiras e produtos de limpeza, eles relataram que, além do lixo, havia cheiro de urina e a presença de fezes nas calçadas. Em muitos pontos da rua da República, na Cidade Baixa, havia garrafas quebradas, o que gerava ainda mais preocupação com algum acidente. Em um prédio perto da rua Lima e Silva, os danos foram além do lixo.

• Cidade Baixa registra confronto entre foliões e Brigada Militar

Uma barra da grade foi arrancado e um vidro do portão estava quebrado, possivelmente, por uma pedra. Rosa Aguirre, que trabalha no local, que é um prédio comercial, disse que ficou assustada ao chegar e encontrar a situação. "Parece que alguém realmente tentou entrar no prédio", comentou.


Segundo o integrante da Associação dos Moradores da Cidade Baixa, Hermogenes Oliveira Júnior, o assunto é delicado porque envolve várias frentes. Avaliou que falta uma ação mais forte do poder público, que vai além da Brigada Militar.

Ressaltou ainda que é preciso compreender as diferenças entre as festas. "Tenho receio que o carnaval seja associado a  outras festas e situações. Lamento pelo pessoal que vai e faz as coisas de maneira organizada", disse, ao se referir aos blocos organizados e as festas espontâneas. Para ele, a solução não é tão difícil e passa por encontrar o "local adequado".

Contraponto 

A empresa promotora do Carnaval de Rua POA 2019, Impacto Vento Norte Produções Técnicas, disponibilizou uma equipe de 20 pessoas para limpeza e conservação do perímetro antes e após o evento, com serviço de varrição e lavagem. No entanto, uma multidão seguiu nas ruas da Cidade Baixa após o fim da festa. A limpeza pós-festa começou imediatamente e mais de duas toneladas de lixos foram recolhidas. Um caminhão-pipa foi usado para lavar a Rua da República e áreas próximas. Toda a ação de limpeza foi registrada por fotos e vídeos. Mais de 50 latas de lixo foram espalhadas pela área. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, realizou na manhã de domingo, das 8h às 12h, a limpeza do rescaldo da noite. Durante a madrugada de sábado para domingo e no domingo pela manhã, o DMLU recolheu 1,4 toneladas de lixo. Já nesta segunda-feira, 20 garis realizaram a limpeza da região e deram atenção especial ao Largo Zumbi dos Palmares. Foram removidos 480 quilos de lixo. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895