Ato antirracista reúne milhares de manifestantes em Porto Alegre

Ato antirracista reúne milhares de manifestantes em Porto Alegre

Manifestantes saíram do Parque da Redenção em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares neste domingo

Felipe Samuel

Manifestantes saíram do Parque da Redação em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares neste domingo

publicidade

Milhares de manifestantes ocuparam as vias de Porto Alegre, neste domingo, em protesto antirracista, antifascista e contra o presidente Jair Bolsonaro. Cartazes com mensagens "Vidas negras importam" e "Fora Bolsonaro" se espalhavam na multidão. A mobilização teve início no Parque da Redenção, no Bom Fim, de onde os ativistas saíram em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, no Centro Histórico. Houve reforço do policiamento na região, mas o protesto se encerrou de forma pacífica.

Uma das organizadoras do protesto, Tamyres Filgueira criticou o que considera falta de "políticas eficientes" do governo Bolsonaro para a população negra. "Brasil vem sendo negligente nesse sentido, o estado há anos vem aplicando políticas racistas que determinam o genocídio da população negra", afirmou. Tamyres reforçou que muitos bairros periféricos da cidade sofrem com falta de saneamento básico justamente em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ela lembra que a população carente muitas vezes enfrenta dificuldades para acessar ajuda emergencial oferecida pelo governo. "Grande parte não tem acesso digital. Isso já exclui grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras que não têm nem sequer como pedir esse recurso", observou. Mesmo sem local definido, o grupo promete nova mobilização no próximo domingo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895