Autoridades vão vistoriar três casas prisionais da Região Metropolitana

Autoridades vão vistoriar três casas prisionais da Região Metropolitana

Inspeção começa na Pasc e deve passar pela Penitenciária Estadual do Jacuí e de Arroio dos Ratos

Danton Júnior / Correio do Povo

Comitiva iniciará série de vistorias na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

publicidade

A exemplo do que já ocorreu no Presídio Central, em Porto Alegre, três casas prisionais da Região Metropolitana serão vistoriadas nesta quinta-feira por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Conselho Regional de Medicina (Cremers) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). A comitiva inicia o percurso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), às 9h, e deverá passar ainda Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) e Penitenciária de Arroio dos Ratos.

Após a visita, cada um dos três órgãos deverá produzir um laudo técnico sobre as condições das casas prisionais, assim como ocorreu com o Presídio Central. O documento será entregue posteriormente ao governo do Estado.

Serão avaliadas questões como a situação estrutural e condições de reformas realizadas nestes locais. Integram a comitiva o presidente da OAB-RS, Cláudio Lamachia, o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RS, Ricardo Breier, o presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, e o vice-presidente do Cremers, Fernando Weber Mattos.

Ministra dos Direitos Humanos vistoriou Presídio Central e Penitenciária de Arroio dos Ratos


No último dia 4 de maio, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve no Rio Grande do Sul onde fez uma vistoria no Presídio Central e na Penitenciária de Arroio dos Ratos. Ela percorreu as galerias acompanhada de autoridades estaduais e federais.

Um laudo sobre as condições do Central, elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), o Conselho Regional de Medicina (Cremers) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), já foi entregue ao secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Ele garantiu que até o dia 19 será apresentado o cronograma de ações realizadas a fim de amenizar as deficiências do local.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895