Bares e restaurantes buscam retomada integral das atividades em Porto Alegre

Bares e restaurantes buscam retomada integral das atividades em Porto Alegre

Decreto autorizou o funcionamento do segmento aos domingos na Capital

Cláudio Isaías

Decreto autorizou o funcionamento do segmento aos domingos na Capital

publicidade

A liberação de funcionamento para os bares e restaurantes aos domingos representa um importante passo na retomada integral das atividades do setor de alimentação, segundo a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS). “É mais um avanço, uma vitória para o setor. Estávamos batalhando muito por essa flexibilização, pois o domingo é um dia bastante significativo para muitos estabelecimentos, o ticket do domingo supera o de segunda à sexta-feira Isso ocorre porque as famílias saem com mais calma, sem a correria do dia a dia e aproveitam mais” ressaltou a presidente da Abrasel no RS, Maria Fernanda Tartoni.

Segundo Maria Fernanda, ainda é preciso uma ampliação no horário de funcionamento até a meia-noite. “Ao estender o horário, as pessoas poderão finalizar as suas contas em períodos um pouco mais espaçados umas das outras, evitando casos de aglomeração”, explicou. A entidade também defende o aumento da capacidade do número de pessoas por mesa nos restaurantes, de quatro para seis. “Já apresentamos esta proposta para o prefeito na última reunião e aguardamos que seja atendida, pois assim poderemos atender famílias que têm mais integrantes, por exemplo”, acrescentou. A entidade busca que o setor de alimentação volte a operar de forma integral, como era antes da pandemia, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança para evitar o contágio pela Covid-19.

O vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), Sandro Zanette, disse que a entidade ficou satisfeita com a nova flexibilização. "Já havíamos construído há muito tempo esse pedido e negociação aos órgãos municipais porque trata-se da abertura de um dia extremamente importante para os bares e restaurantes. A ideia é que tenhamos mais um aumento na movimentação, já que domingo é o segundo ou, muitas vezes, o primeiro dia de maior faturamento", ressaltou.

Segundo Zanette, a expectativa do setor é que para os meses de outubro, novembro e dezembro ocorra um importante acréscimo no percentual de faturamento. "Após esses seis meses com média de 20% de faturamento, agora já nos encontramos numa média de 38 a 40% e pode ser que consigamos obter, até o fim do ano, de 50% a 60% do que se faturava antes", acrescentou.

O vice-presidente do Sindha afirmou que os empresários estão comprometidos com os protocolos de segurança, assim como a população deve estar também. "O importante é seguir rigidamente as orientações, para conseguir avançar a cada mês, sem retrocesso algum, o que seria uma tragédia", explicou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895