person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Buscas pelos bombeiros desaparecidos em incêndio no prédio da SSP chegam ao terceiro dia

Serviços municipais também estão auxiliando nos trabalhos de resgate aos profissionais

| Foto: Guilherme Almeida

As buscas pelos dois bombeiros desaparecidos no incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) chegaram ao terceiro dia, em Porto Alegre. Na manhã deste sábado, o movimento em frente ao edifício, que sofreu um incêndio na noite de quarta-feira, segue restrito ao Corpo de Bombeiros e às equipes que trabalham no resgate do 1º tenente Deroci de Almeida da Costa e o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós. No trecho da Avenida Voluntários da Pátria próximo ao prédio só circulam veículos de empresas do local. 

Também surgem pedestres curiosos no local. O cheiro de fumaça ainda era forte e chamou atenção do auxiliar de limpeza Valtair Antunes Vaz, 47 anos, morador do Centro Histórico. Na manhã deste sábado, ele decidiu ver de perto o que restou do prédio da SSP.

O autônomo Carlos Eduardo Fagundes, 34 anos, e o aposentado Miguel da Silva, ambos de Viamão, aproveitaram a vinda à Capital para observar o prédio. Eles afirmam conhecer Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, um dos dois bombeiros desaparecidos, no combate ao incêndio. Queriam saber se houve alguma evolução na busca. 

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também trabalha neste sábado na sede da SSP com o uso de drones, com o objetivo de registrar as áreas afetadas que restaram depois do sinistro. Conforme o IGP, as imagens dos drones devem ajudar a identificar as partes mais danificadas pelo fogo e compreender a dinâmica do colapso do prédio. A perícia na parte interna será realizada somente quando não existir mais riscos.

Auxílio nas buscas

A prefeitura de Porto Alegre, por meio de sua estrutura de segurança, defesa civil, trânsito, obras e serviços urbanos, auxilia o Governo do Estado na busca dos dois bombeiros desaparecidos. A Defesa Civil do Município, por exemplo, se envolveu na operação de busca desde os primeiros momentos. A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) cedeu dois drones de buscas aéreas na sexta-feira. Também ofereceu estrutura física para o primeiro atendimento psicológico das equipes de resgate.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por sua vez, ofereceu duas retroescavadeiras de pequeno porte para auxiliar as equipes de resgate. A IPSul, empresa responsável pela iluminação pública de Porto Alegre, providenciou iluminação para que as buscas pudessem prosseguir à noite.

Para auxiliar na retirada dos escombros, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) disponibilizou uma retroescavadeira de grande porte e dois caminhões-caçamba. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está na área da Voluntários da Pátria, entre as ruas Ramiro Barcelos e Santo Antônio, realizando bloqueios do trânsito, nos dois sentidos, no trecho impactado pelo incêndio.

Agentes da EPTC estão orientando os motoristas na chegada e na saída da capital gaúcha sobre os desvios que devem ser feitos. "O Estado pode contar com nosso apoio para o que for necessário”, salienta o prefeito em exercício, Ricardo Gomes.

Eduardo Andrejew