Geral

Caso encerre a greve, situação do combustível só normalizará em pelo menos dois dias

Projeção da Sulpetro é baseada se trabalhos forem retomados nesta sexta-feira

Caso trabalhos sejam retomados nesta sexta, situação dos combustíveis deve ser normalizada em até três dias
Caso trabalhos sejam retomados nesta sexta, situação dos combustíveis deve ser normalizada em até três dias Foto : Guilherme Testa
O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro) estimou que a normalização da distribuição de combustíveis no Estado só será possível dentro de dois a três dias. A projeção, feita pelo presidente da entidade, João Carlos Dal'Aqua, é baseada no caso de os carregamentos iniciarem nesta sexta-feira e “se as companhias distribuidoras trabalharem em tempo integral”.

A maioria das cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, estão sem gasolina. Em razão do desabastecimento não só do combustível, a prefeitura da Capital decretou situação de emergência na noite desta quinta-feira, repetindo a ação de outros municípios do interior – e há também aqueles que decretaram estado de calamidade pública. 

Os protestos dos caminhoneiros iniciaram em todas as regiões do país na segunda-feira passada. Em vários estados, foi registrada falta de alimentos e combustível.

Fim da greve?

Mais cedo, o governo federal anunciou ter um acordo com os caminhoneiros para suspender a greve por 15 dias. No entanto, o acerto não foi unânime. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que representa 700 mil caminhoneiros, recusou a proposta e há a possibilidade de que a manifestação continue. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, não houve alterações nos pontos de manifestação na noite desta quinta-feira. A PRF aguarda para constatar os primeiros movimentos desta sexta-feira.