CEEE estima que mais consumidores negociem débito após decisão sobre "gato"

CEEE estima que mais consumidores negociem débito após decisão sobre "gato"

Prejuízo da estatal gaúcha com perdas de energia chega a R$ 200 milhões por ano

Samantha Klein / Rádio Guaíba

publicidade

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estimou o crescimento do número de clientes negociando dívidas após cortes de energia quando constatados casos de “gato” na rede elétrica. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou recentemente a legalidade da interrupção no fornecimento de luz para consumidores com débitos atrelados a rede clandestina. A estatal gaúcha moveu o processo.

O prejuízo da CEEE com perdas de energia chega a R$ 200 milhões por ano. O chefe da Divisão de Gestão de Medição e Perdas da CEEE, André Amaral, explicou que a companhia espera a publicação da decisão para que a medida seja colocada em prática. A validade da decisão é nacional.

“Após a publicação, vamos colocar em prática a cobrança em duas parcelas. Uma delas será no momento em que for constatada a irregularidade. Dessa cobrança, se não houver pagamento, poderemos cortar a luz do imóvel. Já em relação a débito em prazo superior a 90 dias (quando o “gato” existe há mais de três meses), não podemos suspender o fornecimento, mas cobrança administrativa e judicial pode ser realizada”, ressaltou.

Em nota, a Advocacia-Geral da União informou que a medida foi aprovada por unanimidade pelos ministros da Primeira Seção do STJ, ao analisar o recurso da CEEE Distribuição contra decisão do Tribunal de Justiça gaúcho, que vetou o corte nesses casos. De acordo com a decisão, o consumidor deve ser avisado antes do corte.

Segundo cálculos da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), furtos de energia rendem prejuízo anual de até R$ 8 bilhões, valor que é pago pelas próprias distribuidoras e pelos clientes adimplentes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895