Construção civil retoma trabalhos em Porto Alegre

Construção civil retoma trabalhos em Porto Alegre

Sinduscon-RS disse que obras ocorrerão no período das 7h às 17

Cláudio Isaías

A partir desta segunda-feira, obras são permitidas no período das 7h às 17h

publicidade

A construção civil descumpriu determinação da prefeitura e retomou os trabalhos em obras privadas, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. O retorno nos aproximadamente 192 canteiros de obras da Capital foi possível após reuniões entre empresários e trabalhadores da construção.

O presidente do Sindicato da Indústria e da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Aquiles Dal Molin Júnior, disse que os trabalhos serão no período das 7h às 17h. "O momento implica mais do que nunca em cuidados. O setor deve ficar atento e manter rigoroso controle nas medidas de segurança que visam atender às restrições e a não propagação da Covid-19 nos canteiros", ressaltou.

No canteiro de obras do Pontal do Estaleiro, na zona Sul, próximo ao Museu Iberê Camargo, todos os trabalhadores usavam máscara e seguiam orientações de distanciamento. Desde as 7h, parte dos 27 mil trabalhadores voltou aos canteiros, a partir convocação do Sinduscon/RS. Dal Molin determinou a retomada das atividades embasado em acordo verbal firmado com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, em videoconferência realizada na sexta-feira passada.

Segundo ele, nos 62 dias em que foi permitido o andamento das obras em Porto Alegre, nenhum funcionário foi diagnosticado com o novo coronavírus. As obras públicas, como a que é realizada no corredor de ônibus da avenida João Pessoa e de recuperação do asfalto no trecho da avenida Bernardino Silveira Amorim, entre as avenidas Assis Brasil e Bernardino Silveira Pastoriza, nos dois sentidos da via, totalizando 2.704 metros de extensão, não foram interrompidas em função da pandemia da Covid-19. A prefeitura reforça que, sem a publicação do decreto, as atividades não são permitidas.

Em nota, o Executivo afirma que "apesar de termos combinado com entidades empresariais de diversos setores a publicação do decreto que regulamenta o retorno das atividades em Porto Alegre, isso não será realizado até o alinhamento dos termos da reabertura com o governo do Estado, o Ministério Público e o Judiciário". Na sexta-feira, o prefeito esteve reunido com representantes de entidades empresariais e comerciais para discutir o plano de retomada gradual das atividades econômicas.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895