Demolição da antiga praça de pedágio de Gravataí chega a 50% de conclusão

Demolição da antiga praça de pedágio de Gravataí chega a 50% de conclusão

Concessionária CCR ViaSul estima que retirada da estrutura esteja concluída até 15 de dezembro

Gabriel Guedes

Concessionária CCR ViaSul estima que obras estejam concluídas até 15 de dezembro

publicidade

Após 18 dias de obras, o processo de demolição da antiga praça de pedágio de Gravataí, situada no km 77 da Free Way (BR 290) já atinge 50% de conclusão. Praticamente todas as antigas cabines de cobrança já foram removidas e a demolição de outras estruturas também avançam. A meta da CCR ViaSul, concessionária que administra a rodovia, é que tudo esteja pronto até 15 de dezembro.

Desde o dia 5 de novembro, quando começou a remoção da estrutura, foram retirados a cobertura, os pilares e as cabines de cobrança de página. Ainda resta a ser removido apenas uma parte das instalações no sentido Osório-Porto Alegre. Equipes têm trabalhado durante a semana, das 7 horas às 19 horas para poder cumprir o cronograma. Segundo o engenheiro responsável, Eduardo Meirelles, após o desmonte total, serão feitos ainda a readequação do pavimento, construção de barreiras de concreto e posterior estabelecimento de quatro pistas em cada sentido no local.

Mesmo em obras, o tráfego no local flui normalmente, porém, a CCR ViaSul reforça aos usuários que respeitem a sinalização e os limites de velocidade, atentando para a presença de máquinas e operários nas imediações da pista. Durante todo o período de obras, o local permanece com iluminação noturna. “Como é um trecho muito amplo, a gente vai organizando o fluxo e por isso estamos conseguindo trabalhar adequadamente”, avalia.

Desde o dia 15 de agosto as operações de cobrança de pedágio do km 77 passaram a funcionar no km 60, após a construção de uma nova praça de pedágio. Desde então, a praça situada entre Cachoeirinha e Gravataí passou a não fazer mais a cobrança. A medida era uma das obrigações contratuais da nova concessionária. Entretanto, apesar da desativação e remoção da estrutura, no km 77 ainda vai funcionar um ponto de apoio aos motoristas, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com banheiros, fraldários, água, café e informações, além de uma base operacional, com veículos e equipes para serviços de socorro mecânico e resgate médico. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895