Despoluição do Arroio Dilúvio deve ser um projeto sustentável, diz Melo

Despoluição do Arroio Dilúvio deve ser um projeto sustentável, diz Melo

Para prefeito, região da avenida Ipiranga pode ser revitalizada de forma sustentável

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Prefeito Sebastião Melo

publicidade

O prefeito Sebastião Melo (MDB) abordou em entrevista nesta quinta-feira ao programa Agora, da Rádio Guaíba, a intenção da prefeitura de Porto Alegre em despoluir o Arroio Dilúvio e realizar uma transformação urbanística na região da avenida Ipiranga. Segundo o gestor municipal, o projeto é ambicioso, mas é necessário para potencializar a Capital economicamente de forma sustentável e trazer melhor qualidade de vida para os que trafegam e frequentam espaços na localidade. Melo está em Malmo, na Suécia, em busca de projetos sustentáveis para aplicação na Capital gaúcha e anteriormente estava em Copenhague, na Dinamarca.

De acordo com o prefeito, a intenção é voltar para Porto Alegre e lançar um edital para realização de estudos mais detalhados do que se pode fazer no projeto de despoluição do Arroio Dilúvio. "Alguém tem que começar (os estudos) e depois não pode parar. Nosso governo tem pretensão de apresentar uma proposta que se sustente", destacou. 

Conforme o prefeito, o objetivo é elaborar um projeto que possa interessar o setor privado, pois não será a prefeitura quem deverá fazer a construção e colocar dinheiro em um fundo especial para aprimoramento da região. O prefeito disse estar ciente das reações negativas da população em relação a intenção de que as proximidades do Arroio Dilúvio tenha grandes edifícios no futuro. "Quando tu tens um corredor de centralidade, você pode colocar prédios mais altos que não tem problema", justificou. 

Maquete eletrônica que projeta o futuro do Arroio Dilúvio | Foto: PMPA / Divulgação / CP

Ajustes no orçamento da prefeitura já estão sendo feitos para a elaboração dos estudos iniciais para a despoluição do Arroio Dilúvio, que devem custar cerca de R$ 10 milhões, segundo projeção de Melo.

Durante a entrevista, o prefeito também falou sobre o South Summit, que ocorreu na semana passada em Porto Alegre. Melo não deu maiores detalhes, mas disse que bons investimentos podem vir para a cidade a partir da realização do evento. Para Melo, a intenção é que o evento de inovação possa ser realizado em outros anos na Capital. "O South Summit veio pra ficar, vamos fazer de forma colaborativa. Nós vamos fazer mais galpões, talvez uma área externa para quem não pode pagar", pontuou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895