Equipes da nova empresa de coleta de lixo dão início aos serviços em Porto Alegre

Equipes da nova empresa de coleta de lixo dão início aos serviços em Porto Alegre

O contrato emergencial, com vigência de seis meses, foi assinado no último sábado

Cláudio Isaías

Equipes já estão nas ruas de Porto Alegre realizando coleta de lixo domiciliar

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A ordem de início para a coleta domiciliar de lixo em Porto Alegre foi assinada nesta terça-feira pelo prefeito Sebastião Melo durante solenidade no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte da Capital. Os caminhões da Litucera Limpeza e Engenharia deixaram o sambódromo por volta das 10h para cumprir os cronogramas nos bairros da Capital. 

No seu discurso, Melo pediu que a população continue colaborando para manter a cidade limpa. “Estamos iniciando um novo capítulo para este importante serviço de zeladoria, que é a coleta de lixo. Esperamos que o novo parceiro preste um bom serviço. Reforço o apelo para que a população realize de forma correta a separação e o descarte do lixo para evitarmos maiores transtornos na cidade”, disse. 

A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito Ricardo Gomes, do secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi (Smsurb), e do diretor-geral da empresa Litucera, Edson Gabriel da Silva.

A frota de caminhões foi vistoriada na segunda-feira pelos engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).  Um total de 55 caminhões farão a coleta, mas o contrato prevê o uso de 79 caminhões. As equipes compostas de motoristas e coletores somam 345 funcionários. O contrato emergencial tem vigência de seis meses. 

O secretário Marcos Felipi disse que o trabalho da Smsurb será fiscalizar para que a empresa cumpra todos os requisitos previstos no contrato. “Durante quase duas semanas, a força-tarefa formada por equipes da Prefeitura e de parceiros foram incansáveis para manter a coleta domiciliar em dia na cidade. Agora, com a nova empresa terceirizada, o nosso trabalho é dar suporte e fiscalizar tanto o serviço prestado quanto o bem-estar dos funcionários”, garantiu.

Rompimento

A contratação de uma nova empresa para prestar o serviço de coleta domiciliar foi necessária após o rompimento do contrato com a B.A. Meio Ambiente Ltda. No dia 9 de junho, os funcionários da B.A. Ambiente iniciaram uma paralisação por descumprimento de direitos trabalhistas. Até a contratação de uma outra prestadora de serviços, a coleta domiciliar foi realizada por uma força-tarefa organizada pela Prefeitura. 

A empresa Litucera Engenharia e Limpeza foi a segunda colocada no processo seletivo para contratação emergencial e temporária de empresa prestadora de serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos - domiciliares e públicos.

A primeira colocada não cumpriu os requisitos estabelecidos pelo edital. O contrato emergencial no valor de mais de R$ 25 milhões foi assinado no sábado passado na sede do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).  


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