Ernestina busca na Justiça remoção de 30 mil pneus descartados irregularmente

Ernestina busca na Justiça remoção de 30 mil pneus descartados irregularmente

Prefeito relatou que dono de ferro-velho não paga impostos desde 2008

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Foram encontrafos mais de 30 mil pneus descartados de forma irregular

publicidade

Após a descoberta de um depósito a céu aberto de 30 mil pneus descartados de forma irregular em Ernestina, no Alto do Jacuí, a prefeitura do município garante que prepara medida judicial para remover o material à força. O prefeito, Odir Boehm, espera que a repercussão do caso leve à obtenção de uma liminar que permita a intervenção em parceria com o Batalhão Ambiental da Brigada Militar e a Defesa Civil. O pedido será feito nesta segunda-feira, com intermédio do Ministério Público de Passo Fundo.

Boehm relatou, em entrevista à Rádio Guaíba, que o proprietário do terreno tem licença para operação de um ferro-velho, mas não movimenta a empresa e não paga impostos desde 2008. Um processo corre na Justiça contra ele desde 2009. A situação foi divulgada após o flagra de agentes durante o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, no sábado. 

“Com a crise que enfrentamos, nós não temos condições, sozinhos, de fazer uma operação deste tamanho. Estou traçando um plano de trabalho com mais de 60 homens para resolver em 72 horas, junto com a Brigada Militar e a Defesa Civil. Vou apresentar esse trabalho ao Ministério Público e ao Judiciário para obtermos essa liminar e, numa parceria com a sociedade, solucionarmos esse problema o mais rápido possível”, afirmou.

Além dos pneus, os agentes encontraram dezenas de veículos e lixo entulhado com acúmulo de água no local. Amostras de larvas foram recolhidas para verificar se há proliferação do transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, no início do mês, autoriza a entrada à força em locais com possíveis criadouros do mosquito. São necessárias, no entanto, notificações prévias ao proprietário.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895